Confederação Nacional dos Municípios visita Santa Clara

Premiado como a iniciativa mais inovadora em gestão pública do país, o programa Santa Clara Tem Valor foi registrado nesta semana por uma equipe de consultores e técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Uma série de entrevistas foi realizada no município com a administração local, empresários e moradores, entre outros atores do projeto.

O propósito da visita é sistematizar a iniciativa em um novo exemplar dos Guias de Replicação, produzidos pelo projeto UniverCidades, desenvolvido pela CNM com o apoio da União Europeia. A partir dos guias produzidos, outras prefeituras poderão adaptar os projetos para suas regiões.

A visita da equipe da CNM ocorre quatro meses após a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, quando o Santa Clara Tem Valor foi anunciado como o vencedor do prêmio MuniCiência entre as mais de 250 iniciativas inscritas.

Prêmio MuniCiência

Trata-se de uma ação pioneira da CNM para identificar, reconhecer e reaplicar práticas inovadoras em gestão municipal. A iniciativa faz parte do Projeto UniverCidades, apoiado pela União Europeia, e tem três etapas: a primeira de avaliação da Comissão Técnica; a segunda, de votação nacional online aberta ao público; e a terceira, de sistematização por meio da visita técnica da entidade.