Concurso fotográfico valoriza a natureza

Vencedor recebe câmera digital semiprofissional. Inscrições seguem até 30 de outubro

O Departamento Municipal de Meio Ambiente informa que está aberto o período de inscrições para os interessados em participar do 2º Concurso Fotográfico, cujo tema deste ano é “Nossa água... Tome essa consciência”. O prazo começou na semana passada e se estende até 30 de outubro. A divulgação dos três melhores trabalhos ocorrerá no dia 21 de novembro, às 9h, no Centro Administrativo.

De acordo com o regulamento, o vencedor receberá troféu e câmera digital semiprofissional, o segundo colocado ganhará troféu e câmera digital, enquanto o terceiro colocado será premiado com troféu e foto emoldurada. Todas as fotografias ficarão expostas no Centro Administrativo de 21 a 27 de novembro.O objetivo é incentivar a observação, a sensibilidade e a responsabilidade com a natureza. Serão aceitos apenas os trabalhos fotográficos que representem os recursos hídricos existentes no município, mais especificamente as águas superficiais, como rios, riachos, arroios, sangas, lagos, lagoas, açudes e banhados.A inscrição é gratuita e aberta a qualquer cidadão brasileiro, residente ou não em Santa Clara do Sul. Os trabalhos deverão ser inscritos e entregues no Departamento de Meio Ambiente e Saneamento Básico. Cada participante poderá concorrer com duas fotografias coloridas.Segundo a bióloga Dalila Welter, além de divulgar os recursos hídricos do município, o concurso busca despertar na comunidade a consciência ambiental. “É preciso cuidar daquilo que temos hoje e preservar para as futuras gerações. A água é um recurso essencial a todos, além de integrante dos processos produtivos e do desenvolvimento da sociedade humana”.Na primeira edição, realizada em 2012, o tema foi “As Belezas naturais de Santa Clara do Sul”. Lucas Josué Wickert conquistou o prêmio de primeiro lugar, Andrea Goettems ficou na segunda posição e Gabriela Goettems terminou em terceiro lugar. Saiba mais- As duas fotografias coloridas por candidato devem ser reveladas em laboratório fotográfico, em tamanho 15cm x 21cm, fosco e sem moldura, borda ou acabamento;- Precisam ser entregues em arquivo digital (formato JPEG), gravadas em CD, sem nenhuma espécie de edição;- São considerados inscritos para seleção os trabalhos que estiverem em poder da Comissão Organizadora até 30 de outubro;- Caso houver identificação de alguma pessoa, o autor da foto deve apresentar uma autorização de cessão de imagem, assinada pela pessoa fotografada. O município não se responsabiliza pelo direito de imagem;- Fotografias que tenham sido publicadas, premiadas ou participado em outros concursos ou eventos são desclassificadas;- A avaliação das fotografias será realizada por uma Comissão Julgadora composta por profissionais da área da fotografia, Meio Ambiente e membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Santa Clara do Sul (CONDEMA);- A avaliação das imagens levará em conta critérios como coerência com o tema do concurso, criatividade e sensibilidade transmitida na imagem;- As fotografias inscritas e os CDs com as imagens digitalizadas passarão a integrar o acervo do município de Santa Clara do Sul.

Foto Lucas Josué Wickert

Na primeira edição do concurso fotográfico, realizada em 2012, o vencedor foi Lucas Josué Wickert