Comitiva paranaense conhece modelo de gestão municipal

Santa Clara do Sul recebeu a visita de uma comitiva paranaense nesta terça-feira, dia 30. O objetivo foi conhecer o modelo de gestão municipal e algumas iniciativas que têm gerado resultados positivos na comunidade.

O grupo esteve representado pela gerente da Regional Oeste do Sebrae do Paraná, Elisangela Rosa, pelo gerente do projeto de Fortalecimento da Gestão Pública do Parque Tecnológico Itaipu, Marcio Thales da Silva e pelo diretor de Projetos do Parque Tecnológico Itaipu, José Carlos Mariussi. A visita foi intermediada pela gerente da Regional Vales do Taquari e do Rio Pardo do Sebrae RS, Liane Klein.

A comitiva foi recepcionada pelo prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Cezar Kohlrausch e pela secretária de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Mallmann. O prefeito fez uma explanação sobre o município, estrutura de governo e metodologia de gestão, ressaltando a importância do engajamento de toda a equipe de servidores no propósito de governo. “Outro diferencial de Santa Clara do Sul é a força da nossa população. Ficamos muito felizes com o fato do nosso povo ajudar no desenvolvimento local”, destacou.

Kohlrausch também apresentou os dois programas iniciados em 2017. Um deles é o Santa Clara Tem Valor, que atua sobre as áreas da economia, do aperfeiçoamento humano e da qualidade de vida, inclusive tendo o apoio do Sebrae.

A iniciativa garantiu dois prêmios ao município em um ano e meio de atividades. O primeiro lugar no MuniCiência, idealizado pela Confederação Nacional dos Municípios em parceria com a União Europeia, que reconhece os projetos mais inovadores em gestão pública do país. E o prêmio latino-americano de bom governo municipal. “Mas o que mais nos motiva é ver que a iniciativa tem gerado reflexos positivos na nossa comunidade”, observa o prefeito.

Outro programa é o Santa Clara Mais Saudável, que visa construir uma cultura de consumo e produção de alimentos saudáveis no município, sem agrotóxicos. "Hoje já temos a nossa feira de produtos orgânicos todos os sábados de manhã e estamos numa fase importante do projeto de certificação das propriedades para que recebam o selo de produção agroecológica", destaca o prefeito.

Para o gerente do projeto de Fortalecimento da Gestão Pública do Parque Tecnológico Itaipu, Marcio Thales da Silva, um dos pontos que mais chamou a atenção durante a visita a Santa Clara do Sul é o engajamento da comunidade nas ações desenvolvidas pelo governo municipal.

A gerente da Regional Oeste do Sebrae do Paraná, Elisangela Rosa, enalteceu a capacidade de liderança, mobilização, empreendedorismo e planejamento da gestão pública. Ficou previamente acertado que no início de 2019 Kohlrausch compartilhará a experiência de Santa Clara do Sul ao conselho de prefeitos da região oeste do Paraná, provavelmente na cidade de Foz do Iguaçu. E que no ano que vem um grupo paranaense deverá vir ao Vale do Taquari para apresentar iniciativas daquela região.