top of page

Começa a campanha de vacinação contra aftosa

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa iniciou nessa segunda-feira em Santa Clara do Sul e se estende até 31 de maio. A aplicação das doses é obrigatória para todos os bovinos e bubalinos. O objetivo é proteger o rebanho gaúcho contra essa doença contagiosa e responsável por prejuízos econômicos e sociais ao estado. Para serem beneficiados, os produtores rurais precisam ter inscrição no Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (Pronaf).


Neste ano, os produtores rurais devem retirar as vacinas na Secretaria da Agricultura (Posto Veterinário). Não haverá roteiro de entrega das doses no interior. Outra mudança em relação à campanha do ano passado, seguindo uma determinação do estado, é a restrição do público a ser beneficiado. Enquanto em 2015 tinham direito à doação os agricultores com até 30 bovinos e bubalinos em seu rebanho, neste ano esse limite para ganhar as vacinas diminui para até dez animais por núcleo familiar.


Quem possuir mais de dez animais deverá comprar as doses necessárias para a vacinação do rebanho em casas agropecuárias credenciadas pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI). Após, o agricultor deverá comprovar a vacinação apresentando a Nota Fiscal de compra e a declaração da quantidade de animais vacinados, por categoria, na Secretaria da Agricultura.


Aqueles que deixarem de comprovar a vacinação serão autuados, conforme determinação do Decreto Estadual nº 52.434/15, e terão sua propriedade interditada até a regularização dos procedimentos. Os produtores rurais devem trazer isopor e gelo para acondicionarem as doses. Maiores informações na Secretaria Municipal da Agricultura ou pelo telefone (51) 3782-2265.


Foto Rafael Simonis



Neste ano têm direito à doação os agricultores com até 10 bovinos e bubalinos em seu rebanho

9 visualizações0 comentário
bottom of page