Começa o turno integral no interior

Atividades lúdicas e recreativas são oferecidas a partir desta semana na rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação implantou o projeto de turno integral nos três educandários situados no interior. As atividades extracurriculares começaram a ser oferecidas nessa quarta-feira nos colégios Gustavo Seidel, de Sampainho e Frei Henrique de Coimbra, em Nova Santa Cruz. Na Escola Willibaldo Both, em Alto Arroio Alegre, o atendimento se inicia nesta sexta-feira.

Pela proposta, viabilizada por meio do programa federal Mais Educação, serão atendidos estudantes do 1º ao 5º ano com atividades lúdicas e recreativas que contemplam quatro áreas específicas. A primeira engloba modalidades esportivas e de lazer, como atletismo, basquete, futebol de campo, futsal, handebol, vôlei e xadrez. A segunda é sobre cultura, artes e educação patrimonial, oferecendo oficinas de música, teatro, dança, canto e outras.

A terceira envolve agroecologia, por meio da qual os alunos serão instigados a manter canteiros sustentáveis. A quarta e última área, por sua vez, prevê acompanhamento pedagógico baseado em jogos educativos e brincadeiras para auxiliar as crianças no desenvolvimento escolar. Também será uma oportunidade para amenizar deficiências, em especial de leitura e matemática.

Em cada colégio haverá sete pessoas responsáveis, entre diretora, professora comunitária e coordenadores de oficina. Conforme o secretário de Educação, Gilmar Hermes, o turno integral ajudará as crianças a descobrirem e desenvolverem suas potencialidades. "Será uma complementação das atividades pedagógicas, tudo de forma lúdica, pois o aluno já fica quatro horas em sala de aula por dia", menciona.

O prefeito Fabiano Immich está entusiasmado com a possibilidade de garantir aos pais um local seguro para deixar os filhos enquanto trabalham. Acredita se tratar, também, de uma oportunidade importante de socialização entre os estudantes. No centro, o projeto será implantado em etapas. A previsão é de que as crianças até o 4º ano passam a ser atendidas em 2015 e o restante do Ensino Fundamental em 2016.


Foto Rafael Simonis



Na Escola Gustavo Seidel, em Sampainho, alunos são beneficiados com o projeto desde essa quarta-feira



0 visualização

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon