Começa o recadastro biométrico de eleitores

A Justiça Eleitoral realiza o recadastramento de eleitores do município desde essa quarta-feira, dia 20, no Cartório em Lajeado, que fica na Rua Santos Filho, nº 394, próximo ao Genes Shopping. O atendimento é feito das 11h às 18h, sem fechar ao meio-dia. O processo, que objetiva revisar o eleitorado local e coletar dados biométricos, ocorrerá até 26 de agosto.

Um ato oficial realizado nessa quarta-feira marcou o início do procedimento, tendo a presença do juiz eleitoral Luís Antônio de Abreu Johnson, do prefeito Fabiano Immich, do vice Inácio Herrmann e do presidente do Legislativo, Edson Mallmann. Morador da rua Francisco Weber, o santa-clarense Marcelo Luft, 35 anos, foi um dos primeiros a realizar o processo. Ele aproveitou a ida a Lajeado para revisar sua situação cadastral. “Foi muito rápido. Em menos de dez minutos estava tudo feito”, salienta.

Durante 15 dias, o recadastramento também será realizado em Santa Clara do Sul, em data a ser definida pela Justiça Eleitoral. Na oportunidade, a 29ª Zona atenderá idosos e pessoas com necessidades especiais. O local escolhido é o Centro Cultural. Em torno de 4,9 mil eleitores devem fazer a atualização.

O procedimento é obrigatório e visa registrar as impressões digitais e a face de cada eleitor.

As pessoas devem apresentar documento com foto, título de eleitor e comprovante de residência que tenham vínculo familiar, afetivo, patrimonial ou profissional com o local.Quem estiver impossibilitado de ir ao cartório durante o período de recadastramento pode regularizar a situação até maio de 2016. Nesse caso, porém, apenas será aceito o comprovante que estiver no nome da pessoa que for realizar o cadastro.

Fotos Rafael Simonis

Juiz eleitoral e autoridades de Santa Clara do Sul acompanharam o ato que marcou o início do processo

Morador da rua Francisco Weber, o santa-clarense Marcelo Luft (d), 35 anos, foi um dos primeiros a realizar o processo