Começa construção da pista de passeio na ERS-413

Uma das obras mais aguardadas pela comunidade de São Bento e pelos usuários da ERS-413, a construção da pista de passeio na rodovia que liga Santa Clara do Sul a Lajeado começou nessa segunda-feira, próximo à divisa entre os municípios, onde também está previsto um trabalho de paisagismo.

De acordo com o projeto, a pista terá 1m50cm de largura. Também haverá a instalação de meio-fio, valas laterais e drenagem. A obra será feita no trecho de 3,5 quilômetros entre a rótula da Avenida Emancipação e a divisa com Lajeado. Por recomendação técnica, a pista ficará no lado esquerdo da ERS para quem vai a Lajeado.

Mesmo a rodovia sendo uma competência do estado, o Executivo fará a construção. A pintura ficará a cargo do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Cada dono de terreno, por sua vez, deve providenciar a compra dos tubos de concreto e da tela de ferro para colocar nas entradas dos lotes.

O empresário Ilson João Mallmann, 48 anos, possui um mercado às margens da ERS e percebe a importância da construção de uma pista de passeio na rodovia como forma de garantir uma maior segurança aos pedestres. Segundo ele, hoje muitos dos seus clientes se deslocam de veículo até o mercado por receio de irem pé. “E com a obra isso ficará muito melhor”.

Hoje existe uma circulação diária de 2,6 mil veículos na ERS-413, conforme levantamento da Polícia Rodoviária Estadual de Cruzeiro do Sul, responsável por fiscalizar a rodovia, o que corrobora a necessidade da obra.

Obra mobiliza município

O secretário de Planejamento, Eduardo Johann, destaca o empenho da administração municipal para viabilizar a obra. Segundo ele, foram necessárias diversas idas a Lajeado e a Porto Alegre visando à liberação do projeto, que inclusive foi apresentado à comunidade de São Bento em dezembro de 2015 logo depois de ser aprovado pelo Daer.

Conforme o prefeito Inácio Herrmann, a obra mobiliza o Executivo há anos. Ressalta que tanto os moradores como os demais usuários da rodovia, sobretudo os pedestres, aguardam esse investimento com ansiedade. “É uma satisfação poder cumprir com uma das metas mais importantes do nosso plano de governo, que dará conforto, qualidade de vida e segurança aos usuários”.

Foto Rafael Simonis

Serviços iniciaram próximo à divisa com Lajeado, onde também está previsto um trabalho de paisagismo