Começa a campanha de vacinação contra gripe

A campanha de vacinação contra a gripe começou nessa segunda-feira, dia 10 de abril. Fazem parte do grupo prioritário para imunização os idosos acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, gestantes, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores e puérperas de até 45 dias.

Neste ano, a meta é vacinar em torno de 1,6 mil pessoas do município durante a campanha, que se estende até 26 de maio. O Dia D está programado para 13 de maio, sábado, quando a vacinação na Unidade Básica de Saúde será das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. De segunda a sexta-feira, a vacinação é realizada das 8h30min às 12h e das 13h às 17h30min, no posto de saúde.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (H1N1; influenza A e influenza B), reduzindo as complicações que induzem a casos graves da doença, evoluindo para internações ou até mesmo óbitos. A vacinação também será realizada nos grupos de saúde nas comunidades, em pessoas acamadas e dependentes por meio de visitas da equipe de saúde da família.

Funcionamento da farmácia

A Secretaria Municipal da Saúde também comunica que a partir de segunda-feira, dia 17 de abril, a Farmácia da Unidade Básica de Saúde passa a funcionar das 7h30min às 17h50min, conforme adequação exigida pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul. A entrega de medicamentos controlados e antibióticos, por sua vez, será feita das 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h50min, conforme Portaria nº. 344/98 e RDC nº. 20/2011.

Foto Rafael Simonis

Grupos prioritários podem procurar a Unidade Básica da Saúde para serem imunizados