Coleta seletiva completa um ano e evidencia a importância do engajamento da comunidade

Atualizado: 9 de jul. de 2021

Com apenas cinco e seis anos de idade, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sereno Afonso Heisler dão exemplo de consciência e sustentabilidade, descartando corretamente os resíduos. A prática foi recentemente reforçada pelo Departamento Municipal do Meio Ambiente, em ação de Educação Ambiental promovida na escola, onde foram abordadas temáticas sustentáveis, incluindo o sistema de coleta seletiva.

Desde que foi implantada pelo Governo Municipal, em junho de 2020, atendendo solicitação da comunidade, a coleta seletiva recolheu mais de mil toneladas de resíduos domiciliares, numa média de 90 toneladas mensais. O investimento no período é superior a R$ 400 mil, incluindo a prestação do serviço, transporte, transbordo, triagem e destinação de resíduos sólidos domiciliares.

Ao todo, 290 contêineres estão distribuídos em pontos estratégicos das zonas urbana e rural, com opções para descarte de resíduos secos/recicláveis e orgânicos/rejeitos, com sistema de dias e horários estipulados, ampliado e reorganizado em março deste ano. Os resíduos coletados são encaminhados para uma central de transbordo e triagem localizada no município de Arroio do Meio, onde é separado o que segue para reciclagem ou descarte definitivo, encaminhado para aterro sanitário localizado no município de Candiota.

De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, o sistema de coleta seletiva é fundamental para promover a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, além de possibilitar um maior reaproveitamento dos resíduos. "O governo municipal acredita e investe em ações que garantem o desenvolvimento sustentável de Santa Clara do Sul", destaca.

O engenheiro ambiental Flávio Aguiar Folletto, da empresa Transportes Dartora, responsável pelo recolhimento e destinação dos resíduos, endossa que a implantação da coleta seletiva em Santa Clara do Sul é composta por um conjunto de ações, incluindo campanhas informativas, melhoria e adaptação das estruturas, ampliação de roteiros de coleta, adequações das repartições públicas, dentre outras iniciativas de promoção ao descarte consciente. “O município está de parabéns pelo comprometimento com essa estratégia que tem trazido resultados que promovem muito além do aumento no percentual de resíduos potencialmente recicláveis, como a mudança de comportamento de toda a sociedade, com reflexos permanentes”, ressalta.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, apenas 38,7% dos municípios brasileiros possuíam coleta seletiva de resíduos em 2019. “As cidades inteligentes devem pensar num desenvolvimento sustentável, a fim de dar um destino ambientalmente correto para cada tipo de resíduo, gerando cidades mais eficientes e desenvolvidas, alinhando o progresso social e ambiental”, afirma a coordenadora do Departamento do Meio Ambiente, Daiana Bald. “O engajamento da comunidade é fundamental para avançarmos ainda mais na limpeza e embelezamento do município. O descarte adequado é de responsabilidade individual e reflete num resultado coletivo, em benefício de todos”, ressalta Daiana.

Mais informações pelo fone (51) 3782-2250 ou WhatsApp 99975-3574.

SAIBA MAIS: Além da coleta seletiva realizada nas localidades do município, o Departamento de Meio Ambiente organiza outras ações para o descarte adequado de resíduos especiais, que possuem elementos com alto potencial de contaminação ambiental. É o caso das embalagens de agrotóxicos, com campanha anual de recolhimento para destinação adequada, assim como os eletroeletrônicos, com campanha semestral de coleta, e o óleo de cozinha, com pontos de coleta disponibilizados no Supermercado STR, Escola Afonso Heisler e Parque de Máquinas. Lâmpadas e pilhas devem ser devolvidas nos locais de venda, dentro da sistemática de logística reversa, ou descartadas no ponto de coleta disponível no Supermercado STR. Já os resíduos volumosos, como móveis e sofás, devem ser depositados no ponto de coleta junto ao Parque de Máquinas da Prefeitura.