Chromebooks ampliam aprendizado dos alunos em Santa Clara do Sul

Os alunos das escolas municipais de Santa Clara do Sul tiveram um reforço extra da tecnologia no retorno das aulas presenciais deste ano, com o uso dos chromebooks para a realização de atividades escolares.

Os 100 computadores portáteis compactos foram adquiridos pelo governo municipal no segundo semestre de 2020, num investimento de R$ 215 mil, com recursos próprios, incluindo os laboratórios para armazenamento. Durante o período de aulas remotas em virtude da pandemia, os aparelhos foram utilizados pelos professores para a condução das atividades virtuais.

Atualmente, os chromebooks estão sendo utilizados para atividades pedagógicas presenciais, contemplando mais de 430 alunos desde a pré-escola até o 9º ano. Os computadores são usados para pesquisas sobre conteúdos abordados em sala de aula, testes, apresentações e jogos pedagógicos de raciocínio lógico, coordenação motora, escrita de vocabulário, manuseio do aparelho e uso adequado da internet, tudo adaptado conforme a faixa etária de cada turma.

De acordo com o secretário de Educação, Mauro Heinen, o principal objetivo é aproximar alunos e professores da tecnologia e suas múltiplas possibilidades, criando um ambiente de pesquisa e de criatividade.

O prefeito Paulo Kohlrausch destaca a importância dos professores e alunos se apropriarem de recursos tecnológicos, como os chromebooks, para potencializar o ensino e garantir um aprendizado ainda mais sólido e qualificado. “O mundo está cada vez mais competitivo e desafiador, por isso é fundamental o uso de ferramentas que estimulem a inovação e abram as portas para a criatividade”, salienta.

Alunos do 4º ano da EMEF Gustavo Seidel, de Sampainho, interagindo com a contação de uma história através do chromebook