Centenas prestigiam inauguração da quadra

A trajetória de vida de José Gastão Kunrath, 71 anos, se confunde com a história de Nova Santa Cruz, interior do município, sobretudo com a da Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra, onde lecionou por mais de 40 anos. No colégio também atuou como diretor, se engajando nas principais conquistas da localidade. Nesse domingo, dia 22, fez questão de participar de mais um marco para a comunidade: a inauguração da quadra esportiva coberta.


Tão logo a solenidade terminou, Kunrath foi um dos primeiros a testar a nova estrutura. Munido de uma bola de basquete e com o ímpeto de um garoto, mirava a cesta com o mesmo entusiasmo que caracterizou sua passagem pela escola. Enquanto os alunos se preparavam para disputar o primeiro jogo da quadra, ele lembrava-se de outro momento histórico para a localidade, que foi a inauguração da cancha de concreto que até então supria as necessidades de estudantes e moradores. “Foi em 1984, na época em que Santa Clara do Sul ainda pertencia a Lajeado”, recordou.


Agora, o ex-professor enaltece o fato de a quadra nova possibilitar a prática de várias modalidades esportivas, como futebol, vôlei, basquete e handebol, inclusive em dias de chuva. Assim como Kunrath, centenas de moradores, estudantes e professores prestigiaram o ato inaugural, que também teve a presença de autoridades municipais. Após o descerramento da placa, o evento seguiu com jogos entre pais e alunos, almoço ao estilo piquenique realizado na sombra de um dos símbolos da localidade, a árvore da espécie Cássia situada ao lado da igreja há mais de 30 anos, e apresentação da Banda Gaúcha de Santa Clara do Sul.


O prefeito Fabiano Immich ressaltou a relevância que a quadra terá à comunidade. “Nova Santa Cruz merecia um espaço como esse, no qual poderá realizar atividades esportivas e sediar eventos”. Também aproveitou para enaltecer outra obra que beneficiará a localidade: o asfaltamento de parte da estrada geral. Por fim, informou que o atual governo deixará a sua marca em todas as comunidades do município, tanto no centro como no interior.


“Parabenizo a todos que se dedicaram para que esse momento se tornasse realidade”.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação e uma das idealizadoras do projeto, Helena Herrmann, a estrutura garantirá mais qualidade de vida aos moradores.


Ressaltou o caminho percorrido até a concretização da obra. “Primeiramente, nos reunimos com a comunidade, que aceitou a demolição da casa que havia no local. Depois, a Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul (representada na inaugura pelo padre José Renato Back) foi sensível ao nosso pedido e doou a área para a construção da estrutura. Estamos muito felizes por essa conquista”.


Secretário de Educação, Cultura e Desporto, Gilmar Hermes enfatizou a sensibilidade do Executivo ao definir o setor da educação como prioridade de governo. “Hoje inauguramos mais uma obra que beneficia os estudantes, assim como foi o caso do antigo colégio estadual, que virou a Escola Municipal Professor Sereno Afonso Heisler, e do turno integral implantado em todos os colégios municipais. É muito bom saber que o prefeito valoriza o ensino de qualidade”. Também citou a importância do deputado Luiz Carlos Busato – presente na solenidade em Nova Santa Cruz – na desburocratização e agilização do projeto junto ao FNDE. “Eu e o vereador Mauro Heinen fomos muito bem recebidos no gabinete do deputado”.


O investimento total na quadra esportiva coberta de 627 metros quadrados chegou a R$ 290 mil.


Fotos Rafael Simonis



Momento em que a placa é descerrada, marcando a inauguração oficial da estrutura

Quadra esportiva tem 627 metros quadrados de área e custou quase R$ 290 mil

Centenas de moradores, alunos e professores acompanharam a solenidade

Ex-professor e ex-diretor da escola de Nova Santa Cruz, Kunrath testou a nova estrutura

Alunos e pais aproveitaram a quadra logos após a cerimônia de inauguração

Demais registros fotográficos da inauguração





7 visualizações

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon