Carnês de IPTU e Alvarás são entregues pelos Correios

Os contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e de Alvarás contam com uma novidade em 2015: pela primeira vez, os carnês serão enviados pelos Correios para o endereço de correspondência do proprietário do imóvel. A entrega começa a ser feita a partir da segunda quinzena deste mês. O objetivo é facilitar o pagamento aos contribuintes, que receberão os boletos em casa. Até o ano passado, os documentos precisavam ser retirados no Centro Administrativo.

Conforme a secretária municipal da Fazenda, Indústria, Comércio e Turismo, Ana Paula Mallmann, o novo sistema mantém a possibilidade de quitação dos tributos tanto em cotas únicas como de forma parcelada. Quem pagar seus impostos até 15 de fevereiro será beneficiado com o valor máximo de desconto, que é de 10%. Também existe a alternativa de quitar as taxas de forma integral até 15 de março, com 7% de desconto e até 15 de abril, com 5% de abatimento. O prazo final para pagamento em parcela única é dia 15 de maio, porém sem desconto.

A partir do dia 16 de maio, os contribuintes que não tiverem quitado os impostos em cota única poderão pagá-los de maneira parcelada. “Os novos carnês também virão com a possibilidade de pagamento parcelado, evitando que os donos de imóveis necessitem se deslocar até o Centro Administrativo para retirar os boletos”, ressalta Ana Paula. Caso o contribuinte queira outra forma para quitar o IPTU e os Alvarás, deve procurar o Setor de Tributação da prefeitura para realizar a negociação.

A administração municipal também informa que os contribuintes com dívidas de anos anteriores devem negociar a quitação para evitar a cobrança judicial.

Foto Rafael Simonis

Pagamento do IPTU ajuda o município a se desenvolver. Neste ano, contribuintes recebem os carnês em casa