Campeonato tem rodada preparatória domingo

Detalhes da disputa, que começa dia 16, foram definidos em reunião nessa quinta-feira

A bola começa a rolar neste domingo pela 20ª edição do Campeonato Municipal de Futebol Amador. Trata-se de uma rodada experimental da categoria sub-23, que é a novidade deste ano, para que os técnicos conheçam e testem seus elencos, visto que muitos atletas são novatos na competição. A disputa ocorre no campo do Clube Esportivo, com início às 13h30min. Na primeira partida da tarde jogam ASER Sampainho x Clube Esportivo e, na sequência, a Sercha enfrenta o EC Cruzeiro.

O lançamento oficial está marcado para a próxima sexta-feira, dia 14, no Restaurante JF, ao lado do ginásio municipal de esportes, a partir das 20h30min. Os detalhes foram definidos nessa quinta-feira à noite, na sede do Legislativo. Estarão presentes os quatro clubes participantes, a diretoria da Liga Santa-clarense de Futebol Amador (Lisafa), patrocinadores, autoridades e imprensa. O evento é aberto à comunidade. Se alguém quiser participar, deverá reservar o jantar ao valor de R$ 18 até a próxima quarta-feira.

Na noite também foi definido, por meio de sorteio, que o Clube Esportivo será o responsável em organizar a festa de encerramento com escolha da rainha do esporte e premiação aos destaques do certame. O campeonato é organizado pela Lisafa com apoio da administração municipal, que pagará a arbitragem e duas bolas para cada clube. Os patrocinadores são o Supermercado STR Lajeado e a Construtora Concreta, que custearão toda a premiação.

Quatro equipes disputam o título em 2014: Sercha, de Chapadão; ASER Sampainho, de Sampainho; Clube Esportivo, da Rua das Flores e EC Cruzeiro, de Nova Santa Cruz. Neste ano, atletas jovens terão a chance de fazer parte dos elencos. Esta foi uma exigência do Departamento Municipal de Esporte, que realiza um trabalho intenso nas categorias de base, mas que percebia uma dificuldade dos jogadores atuarem quando completavam 16 anos.

Com essa nova fórmula, cerca de 40 jovens serão inseridos nas equipes.

Fórmula de disputa

As equipes jogarão entre si em turno e returno, sendo que nas semifinais os confrontos serão entre 1º x 4º e 2º x 3º. Na fase do mata-mata, o time de melhor campanha atua por dois empates. Não haverá saldo qualificado.  Em caso de vitória e derrota de uma equipe, a decisão será nas penalidades. Isso vale para ambas as categorias.

Inscrições

Na categoria de aspirantes poderão ser inscritos 21 atletas, dos quais 13 deverão ser sub-23 (nascidos até 1991) e oito com idade livre. Os 13 jogadores sub-23 poderão atuar nos titulares, enquanto os oito atletas com idade superior só estão liberados para jogar nos aspirantes. Dez atletas poderão ficar no banco de reservas, todos com possibilidade de utilização.

Já na categoria titulares, existe a oportunidade de inscrição de 21 jogadores com idade livre. Porém, nenhum deles poderá atuar nos aspirantes. O treinador terá a possibilidade de utilizar os dez atletas que ficarem no banco de reservas.

Quem pode jogar

Poderão atuar no 20º Campeonato Municipal de Futebol Amador apenas jogadores considerados do município e que estejam enquadrados nos seguintes critérios:

a) Morar em Santa Clara do Sul há pelo menos 12 meses, inclusive com demonstrativo de residência (recibo de água ou luz); b) Possuir título de eleitor registrado no município, tendo votado na última eleição; c) Para atletas sub-23, estar matriculado e estudar em alguma instituição de ensino regular de Santa Clara do Sul.

Foto Divulgação

EC Cruzeiro, de Nova Santa Cruz, é o atual campeão na categoria titulares. Última competição ocorreu em 2012