Campeonato amador está confirmado para março

Sercha, Sampainho, Clube Esportivo e EC Cruzeiro disputam a competição neste ano

Reunião entre representantes de clubes e organizadores, realizada nessa segunda-feira, na sede da Câmara de Vereadores, confirmou a disputa do Campeonato Municipal de Futebol Amador de 2014. Ficou decidido que o certame, que neste ano chega à 20ª edição, terá a rodada de estreia no dia 16 de março. Quatro times lutarão pelo título: Sercha, de Chapadão; ASER Sampainho, de Sampainho; Clube Esportivo, da Rua das Flores e EC Cruzeiro, de Nova Santa Cruz.

O encontro foi conduzido pelo atual vice-presidente da Liga Santa-clarense de Futebol Amador (Lisafa), Toni Seidel, e pelo coordenador do Departamento Municipal de Esporte, Mauro Heinen. O Executivo custeará toda a arbitragem da competição e presenteará cada clube com duas bolas. O campeonato será organizado pela Lisafa com apoio da administração municipal.

Ainda ficou acertado que o lançamento ocorrerá no dia 9 de março, com dois jogos amistosos de preparação das equipes sub-23. O local e o horário ainda estão indefinidos. No momento, a liga está em busca de um patrocinador.

Fórmula de disputa

As equipes jogarão entre si em turno e returno, sendo que nas semifinais os confrontos serão entre 1º x 4º e 2º x 3º. Na fase do mata-mata, o time de melhor campanha atua por dois empates. Não haverá saldo qualificado.  Em caso de vitória e derrota de uma equipe, a decisão será nas penalidades. Isso vale para ambas as categorias.

Inscrições

Na categoria de aspirantes poderão ser inscritos 21 atletas, dos quais 13 deverão ser sub-23 (nascidos até 1991) e oito com idade livre. Os 13 jogadores sub-23 poderão atuar nos titulares, enquanto os oito atletas com idade superior só estão liberados para jogar nos aspirantes. Dez atletas poderão ficar no banco de reservas, todos com possibilidade de utilização.

Já na categoria titulares, existe a oportunidade de inscrição de 21 jogadores com idade livre. Porém, nenhum deles poderá atuar nos aspirantes. O treinador terá a possibilidade de utilizar os dez atletas que ficarem no banco de reservas.

Quem pode jogar

Poderão atuar no 20º Campeonato Municipal de Futebol Amador apenas jogadores considerados do município e que estejam enquadrados nos seguintes critérios:

a) Morar em Santa Clara do Sul há pelo menos 12 meses, inclusive com demonstrativo de residência (recibo de água ou luz);

b) Possuir título de eleitor registrado no município, tendo votado na última eleição;

c) Para atletas sub-23, estar matriculado e estudar em alguma instituição de ensino regular de Santa Clara do Sul.

Lista de atletas sub-23

Neste ano, atletas jovens terão a chance de fazer parte dos elencos. Esta foi uma exigência do Departamento Municipal de Esporte, que realiza um trabalho intenso nas categorias de base, mas que percebia uma dificuldade dos jogadores atuarem quando completavam 16 anos.

Com essa nova fórmula, cerca de 40 jovens serão inseridos nas equipes que participarão do campeonato. A Lisafa dividiu os atletas como mostra a tabela a seguir. Os jogadores escolhidos não poderão, em hipótese alguma, trocar de clube.

Fotos Divulgação

Abertura do campeonato, que neste ano chega à 20ª edição, está marcada para 16 de março

Clubes participantes e detalhes da competição foram definidos na reunião dessa segunda-feira