Campanha recolhe aparelhos eletroeletrônicos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico promoveu mais uma campanha de recolhimento de resíduos eletroeletrônicos no município. Na zona rural, a ação ocorreu entre os dias 16 e 23 de maio de 2016, com oito pontos de coleta distribuídos pelas localidades. Já na área urbana, os aparelhos puderam ser entregues num ponto de recolhimento único durante a solenidade de inauguração do Parque Multiesportivo Odilo Klein, realizada no dia 28 de maio.

No evento também foram coletadas pilhas, baterias e lâmpadas, além de ter sido feita a doação de mudas de espécies arbóreas nativas, enfatizando a preservação e conservação da natureza, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado em 5 de junho.

Entre os itens com maior índice de descarte estiveram televisores, rádios, liquidificadores e peças de computador, totalizando 97 aparelhos eletroeletrônicos. A campanha foi realizada em parceria com as empresas Moraes e Maia Coleta de Material de Informática Ltda, Supermercado STR e Recilux Descontaminação e Reciclagem de Lâmpadas Usadas, as quais realizam a destinação correta dos resíduos.

A bióloga Dalila Welter informa que o descarte inadequado desses materiais pode fazer com que metais pesados presentes em sua composição penetrem no solo e na água, contaminando plantas, animais e a própria população humana. “E realizando o recolhimento e destinação correta se possibilita o reaproveitamento de grande parte desses equipamentos, contribuindo para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, salienta.

Materiais recolhidos

Liquidificador – 6; Televisão – 12; Rádio – 11; Telefone – 2; Luz de emergência – 1; Regulador de tensão – 1; Receptor de parabólica – 2; Reator – 1; Aparelho celular – 5; Grill – 1; Carregador – 1; Secador – 3; Monitor de PC – 4; Chuveiro – 1; Controle – 5; Mouse – 2; Jarra elétrica – 1; Caixa de som – 2; Fonte de PC – 15; CPU – 3; Teclado – 6; Aparelho de DVD – 1; Ventilador – 1; Roteador – 1; Panificadora – 5 e Cafeteira – 4.

Fotos Rafael Simonis e Divulgação

Na zona urbana, a coleta dos eletroeletrônicos ocorreu durante o evento de inauguração do parque

Descarte correto permite o reaproveitamento da maioria dos aparelhos e a preservação ambiental