Campanha recolhe aparelhos eletroeletrônicos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico promoveu mais uma campanha de recolhimento de resíduos eletroeletrônicos no município. Na zona rural, a ação ocorreu entre os dias 16 e 23 de maio de 2016, com oito pontos de coleta distribuídos pelas localidades. Já na área urbana, os aparelhos puderam ser entregues num ponto de recolhimento único durante a solenidade de inauguração do Parque Multiesportivo Odilo Klein, realizada no dia 28 de maio.


No evento também foram coletadas pilhas, baterias e lâmpadas, além de ter sido feita a doação de mudas de espécies arbóreas nativas, enfatizando a preservação e conservação da natureza, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado em 5 de junho.

Entre os itens com maior índice de descarte estiveram televisores, rádios, liquidificadores e peças de computador, totalizando 97 aparelhos eletroeletrônicos. A campanha foi realizada em parceria com as empresas Moraes e Maia Coleta de Material de Informática Ltda, Supermercado STR e Recilux Descontaminação e Reciclagem de Lâmpadas Usadas, as quais realizam a destinação correta dos resíduos.


A bióloga Dalila Welter informa que o descarte inadequado desses materiais pode fazer com que metais pesados presentes em sua composição penetrem no solo e na água, contaminando plantas, animais e a própria população humana. “E realizando o recolhimento e destinação correta se possibilita o reaproveitamento de grande parte desses equipamentos, contribuindo para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, salienta.


Materiais recolhidos


Liquidificador – 6; Televisão – 12; Rádio – 11; Telefone – 2; Luz de emergência – 1; Regulador de tensão – 1; Receptor de parabólica – 2; Reator – 1; Aparelho celular – 5; Grill – 1; Carregador – 1; Secador – 3; Monitor de PC – 4; Chuveiro – 1; Controle – 5; Mouse – 2; Jarra elétrica – 1; Caixa de som – 2; Fonte de PC – 15; CPU – 3; Teclado – 6; Aparelho de DVD – 1; Ventilador – 1; Roteador – 1; Panificadora – 5 e Cafeteira – 4.


Fotos Rafael Simonis e Divulgação



Na zona urbana, a coleta dos eletroeletrônicos ocorreu durante o evento de inauguração do parque

Descarte correto permite o reaproveitamento da maioria dos aparelhos e a preservação ambiental

5 visualizações

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon