Campanha recolhe 1,5 tonelada de resíduos eletroeletrônicos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico divulgou os resultados da campanha de recolhimento de resíduos eletroeletrônicos realizada de 24 de novembro a 5 de dezembro. No total, 189 aparelhos receberam destino correto, totalizando 1,5 tonelada.

Esta é a segunda edição realizada neste ano. Na primeira, desenvolvida em abril e maio, houve a coleta de 204 materiais que somaram 1,2 tonelada do material.

Segundo a bióloga Dalila Welter, a maioria dos aparelhos foi recolhida na zona urbana, que concentrou cinco dos 13 pontos de depósito do material. Entre os equipamentos mais coletados estiveram aparelhos de celular e de telefone, televisores e monitores de computador. A campanha ocorreu em parceria com a empresa licenciada Moraes & Maia, de Lajeado, à qual são destinados os resíduos coletados.

Dalila ressalta que o descarte inadequado de resíduos eletroeletrônicos, que têm metais pesados em sua composição, faz com que essas substâncias tóxicas penetrem no solo e na água, provocando a contaminação desses recursos e, por consequência, contaminando os seres vivos, inclusive a população humana. “O descarte correto possibilita o reaproveitamento de grande parte desses materiais, o que contribui para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável”. A bióloga agradece a participação da comunidade e incentiva a conscientização ambiental da população.

Números da coleta

Aparelho celular – 26 unidades; Televisão – 17 unidades; Aparelho de telefone – 15 unidades; Monitor PC – 12 unidades; Rádio – 11 unidades; Controle remoto – 10 unidades; Receptor de parabólica – 9 unidades; Fontes PC – 8 unidades; Aparelho de DVD – 7 unidades; CPU PC – 6 unidades; Videocassete – 6 unidades; Impressora – 6 unidades; Carregadores – 6 unidades; Mouse PC – 5 unidades; Estabilizador – 5 unidades; Mesa de som – 3 unidades; Roteador – 3 unidades; Bateria – 3 unidades; Teclado PC – 3 unidades; Aparelho de som – 3 unidades; Liquidificador – 2 unidades; Geladeira – 2 unidades; Ferro de passar – 2 unidades; No-break – 2 unidades; Lâmpada de emergência – 2 unidades; Relógio – 2 unidades; Aquecedor – 1 unidade; Caixa de som PC – 1 unidade; Lanterna – 1 unidade; Aparelho de fax – 1 unidade; Forno elétrico – 1 unidade; Balança – 1 unidade; Máquina de lavar – 1 unidade; Micro-ondas – 1 unidade; Central telefônica – 1 unidade; Ventilador – 1 unidade; Panificadora – 1 unidade; Aparelho videogame – 1 unidade e Sanduicheira – 1 unidade.

Foto Divulgação

No total, 189 aparelhos foram recolhidos e tiveram destinação correta