Aumenta procura de interessados na construção de calçadas

Um mês após o Executivo publicar edital que fixa prazo de 90 dias para os proprietários de terrenos em vias pavimentadas providenciarem a construção de calçadas, a procura de interessados aumentou no Setor de Engenharia da prefeitura. Quase todos os donos dos 34 lotes a serem calçados num primeiro momento buscaram informações no Centro Administrativo sobre o projeto padrão, sendo que a maioria iniciou as obras.

É importante que os interessados solicitem detalhes na prefeitura para que as calçadas sejam feitas de acordo com as normas pré-estabelecidas, como a escolha correta do tipo de piso. “O material precisa ser antiderrapante e resistente a intempéries e abrasividade, além de não ter desníveis e possuir acessibilidade”, informa o secretário de Planejamento, Eduardo Johann.

A construção de calçadas em áreas confrontantes com ruas pavimentadas é uma norma estabelecida no Código de Obras e Edificações do município. A lei visa dar segurança e conforto aos pedestres, evitando que necessitem caminhar na pista ou em locais sem condições de trafegabilidade, além de melhorar o visual da cidade. Caso a determinação seja descumprida, o município fará o serviço e os valores serão lançados na Fazenda Pública Municipal para cobrança.

Entre os locais que recebem calçada está a esquina da Rua 9 de Fevereiro com a 2 de Novembro. Além de acessibilidade, a obra terá linha guia para deficientes visuais. Outro ponto é a esquina da Rua 9 de Fevereiro com a Alberto Schabbach. Para o proprietário Daniel Johann, trata-se de um investimento que todos deveriam fazer, tendo em vista que valoriza o local e oferece melhores condições aos pedestres.

Foto Rafael Simonis

Na esquina da Rua 9 de Fevereiro com a 2 de Novembro, calçada terá linha guia para deficientes visuais