Aumenta o índice de embalagens lavadas

A campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos realizada na semana passada constatou avanços importantes no que se refere à conscientização e responsabilidade dos agricultores. Neste ano, 98% dos 4.219 recipientes entregues pelos produtores rurais passaram pelo processo de tríplice lavagem, um acréscimo de 4,2% em comparação à edição de 2015.


Do total de embalagens recebidas pela equipe que fez a coleta no município, 4.165 foram recolhidas para o descarte adequado do material ante 3.551 no ano passado. Os recipientes sujos foram devolvidos aos agricultores para que realizem a lavagem, cujo processo possibilita a reciclagem do recipiente e um ganho ambiental.


Em algumas localidades, os produtores deixaram suas embalagens de agrotóxicos sem a devida identificação. O correto é o agricultor estar presente no momento da coleta ou, se impossível, deixar o material com algum vizinho para entrega ou identificar os sacos que contêm os recipientes.


Segundo a bióloga Dalila Welter, a aplicação e o descarte incorretos dessas substâncias trazem graves problemas aos ecossistemas naturais e à saúde pública, provocando intoxicações, contaminando o ar, os solos e os recursos hídricos, afetando diretamente todos os seres vivos e causando o desequilíbrio nos ecossistemas.


A campanha ocorreu nos dias 25 e 26 de abril em 31 pontos de coleta e abrangeu todas as comunidades de Santa Clara do Sul. A atividade foi coordenada pela Fundação Pró-Rio Taquari, com o apoio e o acompanhamento da administração municipal. Já o recolhimento foi realizado pela Associação Rural de Lajeado (Arla) e pela Tritec Equipamentos LTDA.


Foto Rafael Simonis



Número de recipientes lavados teve um acréscimo de 4,2% em comparação à edição de 2015




1 visualização

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon