Atrações artísticas marcam início das aulas

No Dia do Professor, colégio municipal começa a atender 56 crianças em turno integral

Uma programação especial marcou o início das aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Turno Integral Professor Sereno Afonso Heisler nessa quarta-feira, 15 de outubro, dia que homenageia o professor. Quase um mês após ser inaugurada, a estrutura de 1,2 mil metros quadrados reformada pelo Executivo começou a atender 56 crianças de quatro a seis anos oriundas da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pequeno Mundo.

Os alunos estão divididos em três turmas, formando o pré-escolar. Todos passam a ser beneficiados com turno integral. A ideia é abrir 75 vagas na Emei até o início de 2015, praticamente suprindo a demanda atual. Quanto ao Ensino Fundamental, as primeiras turmas (1º, 2º e 3º anos) começam a ser atendidas a partir do próximo ano letivo, totalizando em torno de 160 crianças no novo colégio municipal num primeiro momento.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Cultura e Desporto, Gilmar Hermes, o dia 15 de outubro passa a representar um marco para Santa Clara do Sul. Destaca que além de ser uma data dedicada aos professores, que sãos os principais responsáveis por fazer um colégio funcionar, significa um avanço singular na educação do município pelo fato da nova estrutura oferecer não apenas Ensino Fundamental, mas turno integral.

Hermes informa que a criança terá aula normal de manhã e participará de oficinas e outras atividades à tarde, aumentando de 800 para 1600 horas anuais o período de permanência na escola. “Temos que agradecer ao prefeito Fabiano Immich pela visão que possui no sentido de tornar nossa educação um modelo no Vale do Taquari”. Hoje, de cada R$ 100 que entram na prefeitura, em torno de R$ 35 são investidos no setor.

“Vamos dar às crianças o que elas merecem: ensino de qualidade”

Segundo o prefeito Fabiano Immich, a educação é uma das prioridades da administração municipal. Tanto que nos governos de Paulo Renato Schabbach, Paulo Kohlrausch e Fabiano Immich foram construídas quatro escolas: a de Alto Arroio Alegre, a Estadual, a de Sampainho e agora a Professor Sereno Afonso Heisler. “Vamos dar às crianças o que elas merecem: ensino de qualidade”. Ainda parabenizou os professores pela passagem do seu dia. “Vocês são as segundas mães e os segundos pais de todos esses alunos do nosso município”.

Immich ainda citou o investimento do Executivo na Escola Sereno Afonso Heisler, que se aproxima de R$ 1,3 milhão, desde a compra do imóvel que pertencia à Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) até a reestruturação de todo o prédio e a aquisição do mobiliário.

Por fim, estudantes das três escolas do interior do município realizaram apresentações artísticas e culturais, com destaque para danças e músicas. Ainda foram oferecidos brinquedos infláveis ao longo de todo o dia para as crianças.

Fotos Rafael Simonis

Prefeito Fabiano Immich e secretário Gilmar Hermes enalteceram a importância da educação

Danças foram destaque no evento que marcou o início das aulas no colégio municipal

Alunos se fantasiaram para realizar as suas apresentações artísticas e culturais