Atletas de Santa Clara do Sul viajam à Espanha para disputar torneio de futebol

Onze atletas e um sonho em comum: se profissionalizar no futebol. Nessa quarta-feira, dia 4, a equipe de Santa Clara do Sul que representará o município e o país no torneio internacional de futebol infantil em Barcelona, na Espanha, embarcou rumo à Europa.

Durante uma semana, os jogadores terão a oportunidade singular de conhecer a cultura de um novo país, interagir com atletas de outras nacionalidades, ter contato com outros idiomas e vivenciar uma realidade diferente da que estão acostumados no dia a dia, auxiliando no amadurecimento e desenvolvimento pessoal dos garotos.

A competição em Barcelona ocorre de 5 a 8 de abril, com a participação de aproximadamente 100 times do mundo inteiro. Os atletas de Santa Clara do Sul disputarão a categoria sub-12. Na primeira fase, a equipe fará seis partidas. O torneio reúne representantes de 14 países – Brasil, Espanha, França, Irlanda, Inglaterra, Irlanda do Norte, Bélgica, Suécia, Escócia, País de Gales, Finlândia, Romênia, Itália e Estados Unidos.

O custo da viagem por jogador é de R$ 6,9 mil, que inclui passagem aérea, alimentação, hospedagem, transporte, passeio em Barcelona, bolsa e agasalho de viagem. O governo municipal de Santa Clara do Sul viabilizou o transporte até o aeroporto. O time é composto apenas por atletas de Santa Clara do Sul, com idade entre 10 e 12 anos.

Os treinos preparatórios ao campeonato ocorreram semanalmente, nas quartas e sextas-feiras, no campo do Santa Clara FC. A equipe também disputou competições regionais e amistosos antes de embarcar para a Europa. Além dos jogadores, alguns pais, o treinador Eduardo Castro e o secretário de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Mauro Heinen, integram a viagem.

Conheça os atletas que viajam à Espanha

Nome: Arthur Kolling

Nome: Vinícius Spohr

Posição: meio-campo