Assistência Social lança revista voltada aos adolescentes

Atualizado: 27 de dez. de 2018

Com o objetivo de construir um espaço de expressão de conteúdos produzidos por adolescentes, o Departamento de Assistência Social promoveu a elaboração de uma revista focada no público jovem. Denominada de “Conversando com Adolescentes”, a publicação tem 12 páginas e foi lançada oficialmente dia 19 de dezembro, no Salão Paroquial.

Viabilizada com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, a revista foi editada numa parceria com o estudante de Jornalismo da Univates, Leonardo Heisler, que desenvolveu oficinas de jornalismo impresso com adolescentes usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santa Clara do Sul.

Tanto a produção das notícias e reportagens quanto a diagramação foram realizadas pelos adolescentes. A construção da revista em grupo possibilitou trabalhar habilidades sociais como a escuta, a crítica, a empatia, a capacidade de lidar com conflitos, a timidez, o exercício da responsabilidade, do comprometimento e da frustração.

Antes de iniciarem o projeto, os adolescentes visitaram as redações dos jornais O Informativo e A Hora para conhecer um pouco da rotina de trabalho. Os exemplares foram distribuídos às escolas municipais e estão disponíveis para toda a comunidade. O lançamento da revista contou com sessão de autógrafos dos adolescentes que executaram o projeto.