ASCAR celebra 70 anos de atuação no RS
- imprensa
- 2 de jun.
- 1 min de leitura
Hoje ocorre a celebração dos 70 anos da Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar), fundada em 2 de junho de 1955, marcando sete décadas de serviços contínuos de assistência técnica e extensão rural e social em todo o Estado. A instituição, que atua junto à Emater/RS desde 1977, beneficia mais de 200 mil famílias rurais, promovendo ações que vão desde melhorias no solo e associativismo até programas de agroindústria familiar.
Neste ano simbólico, os extensionistas do RS estão promovendo atividades comemorativas, homenagens e o lançamento de um livro que narra a história da extensão rural no Estado. A trajetória da Emater em Santa Clara do Sul faz parte viva desse legado, construído com diálogo, proximidade e transformação no campo.
Oficializado em 10 de novembro de 1995 em Santa Clara do Sul, o escritório passou a atender diretamente os produtores locais. “O escritório veio para cidade em 22 de março de 1993, porém no esquema de atendimento um vez por semana, por colegas de Lajeado e só em 1995 com colegas fixos aqui”, enfatiza a externsionista Sandra Rieth. Além dela fazem parte da equipe hoje o engenheiro agrônomo Marcos Antônio de Carmo Bender e a estagiária Micaela Lang.
Os primeiros extensionistas em Santa Clara do Sul foram Nilo Schneider, falecido durante a pandemia, e Sandra Feldens Gerhardt, aposentada em 2020 e hoje integrante da Assarte como artesã. Atualmente, os trabalhos ocorrem no Centro Administrativo Municipal, com foco no fortalecimento da agricultura familiar e no desenvolvimento rural sustentável.

Comentarios