Alunos simulam processo eleitoral em sala de aula

O prefeito Inácio Herrmann recebeu a visita dos 60 alunos que estudam no 4º ano da Escola Estadual Santa Clara nessa segunda-feira, dia 24. O objetivo do colégio foi divulgar o projeto no qual os estudantes simularam um processo eleitoral em sala de aula. Por meio da iniciativa, os alunos criaram chapas e divulgaram as suas propostas aos colegas de classe para posterior escolha por voto secreto.


Das três turmas que formam o 4º ano, duas já definiram os eleitos. Os que estudam de manhã escolheram Renan Rambo a prefeito e Joseani Stein a vice. Os vereadores, por sua vez, são Felipe Augusto Silva da Rosa, Sabrina Vitória Weiler, Gabriel Inácio Schneider e Mariane Beatriz Weber.


Já a turma da tarde elegeu a chapa composta por Genifer Heloisa Trojaike como prefeita e Cauã Felipe Weber Wolschick como vice. Os vereadores eleitos são Tomás Goettems Schwarz, João Vitor Wickert e Wanussa Vithnara Becker. A terceira turma ainda está em “campanha” e deve escolher os seus representantes nos próximos dias.


O estudante Renan Rambo enaltece a experiência adquirida por meio do projeto. Segundo ele, é uma forma de conhecer na prática como funciona um processo eleitoral. “E assim também perdemos a vergonha de falar em público”. Para Joseani Stein, é importante aprender sobre esse assunto. “Quando crescermos, saberemos melhor em quem votar”.


De acordo com a professora Juliana Heisler, os alunos se empenharam muito para realizar essa simulação eleitoral. “Além de trabalharmos a questão da democracia, estimulamos a criatividade dos estudantes, que tiveram de apresentar propostas que serão implantadas na escola ao longo do ano”. Segundo ela, também foi repassada a importância do respeito entre os partidos e esclarecido como se dá uma eleição municipal.


O prefeito Inácio Herrmann elogiou a iniciativa dos professores e alunos. Para ele, é fundamental que as crianças e adolescentes se interessem pela política, pois serão eles que conduzirão o município futuramente. Por fim, os eleitos das turmas fizeram uma foto ao lado do prefeito e conheceram um pouco mais sobre a estrutura e o funcionamento do Executivo.


Fotos Rafael Simonis








0 visualização

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon