Alunos simulam processo eleitoral em sala de aula

O prefeito Inácio Herrmann recebeu a visita dos 60 alunos que estudam no 4º ano da Escola Estadual Santa Clara nessa segunda-feira, dia 24. O objetivo do colégio foi divulgar o projeto no qual os estudantes simularam um processo eleitoral em sala de aula. Por meio da iniciativa, os alunos criaram chapas e divulgaram as suas propostas aos colegas de classe para posterior escolha por voto secreto.

Das três turmas que formam o 4º ano, duas já definiram os eleitos. Os que estudam de manhã escolheram Renan Rambo a prefeito e Joseani Stein a vice. Os vereadores, por sua vez, são Felipe Augusto Silva da Rosa, Sabrina Vitória Weiler, Gabriel Inácio Schneider e Mariane Beatriz Weber.

Já a turma da tarde elegeu a chapa composta por Genifer Heloisa Trojaike como prefeita e Cauã Felipe Weber Wolschick como vice. Os vereadores eleitos são Tomás Goettems Schwarz, João Vitor Wickert e Wanussa Vithnara Becker. A terceira turma ainda está em “campanha” e deve escolher os seus representantes nos próximos dias.

O estudante Renan Rambo enaltece a experiência adquirida por meio do projeto. Segundo ele, é uma forma de conhecer na prática como funciona um processo eleitoral. “E assim também perdemos a vergonha de falar em público”. Para Joseani Stein, é importante aprender sobre esse assunto. “Quando crescermos, saberemos melhor em quem votar”.

De acordo com a professora Juliana Heisler, os alunos se empenharam muito para realizar essa simulação eleitoral. “Além de trabalharmos a questão da democracia, estimulamos a criatividade dos estudantes, que tiveram de apresentar propostas que serão implantadas na escola ao longo do ano”. Segundo ela, também foi repassada a importância do respeito entre os partidos e esclarecido como se dá uma eleição municipal.

O prefeito Inácio Herrmann elogiou a iniciativa dos professores e alunos. Para ele, é fundamental que as crianças e adolescentes se interessem pela política, pois serão eles que conduzirão o município futuramente. Por fim, os eleitos das turmas fizeram uma foto ao lado do prefeito e conheceram um pouco mais sobre a estrutura e o funcionamento do Executivo.

Fotos Rafael Simonis