Alunos dão exemplo de preservação ambiental

Ensinar os princípios da sustentabilidade, da consciência ambiental e do empreendedorismo de maneira prática e colaborativa. É com este objetivo que a Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra, de Nova Santa Cruz, desenvolve o projeto de coleta, separação e destino correto do lixo. A iniciativa faz parte do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que foi instituído na rede de ensino pelo governo municipal numa parceria com o Sebrae.

Desde o ano passado, os alunos do 9º ano ajudam a transformar o meio em que vivem e estudam. A ideia inicial de sensibilizar colegas estudantes, familiares, educadores e funcionários para que tenham uma mudança de atitude quanto à destinação adequada dos resíduos sólidos deu tão certo que acabou se tornando uma alternativa para angariar recursos para a viagem de formatura da turma no ano passado.

De acordo com a diretora Ana Paula Dessoy, a conscientização começou dentro do próprio colégio. “Os alunos envolvidos passaram em todas as turmas explicando a importância da separação correta do lixo, depois elaboraram bilhetes informativos sobre os tipos de resíduos e os dias em que fariam a coleta e, por fim, distribuíram o material aos moradores das localidades próximas à escola”. Entre os materiais recolhidos estão papel branco e misto, plástico duro e mole, ferro, papelão, alumínio e lona preta.

A diretora destaca que foram os próprios estudantes que contataram e negociaram com a empresa para a qual vendem o lixo recolhido e separado. Outro ponto positivo é a participação das famílias, que têm apoiado os alunos cedendo espaços em suas propriedades para depositar o material coletado e fazer a separação adequada. “O recolhimento dos materiais recicláveis é feito em turno oposto ao escolar, com o objetivo de não prejudicar as disciplinas e os conteúdos de aula”, enfatiza.

Iniciado em 2018, o projeto teve continuidade neste ano com o nome “Todos juntos por um mundo melhor e com menos lixo”. Até o momento, os alunos arrecadaram R$ 700 com a coleta, separação e venda dos resíduos. Além disso, a turma elaborou um plano de ações visando replicar esse projeto em todas as repartições públicas do município, o qual foi apresentado à equipe de governo nessa segunda-feira, dia 10, pelos estudantes Emely Luiza Herrmann Fischer, Kaila Éveli Mallmann, Maria Eduarda Wolschick e Raí Augusto L. Herrmann.

Raí é um dos mais entusiasmados com a iniciativa. Inclusive, tem o apoio de familiares no trabalho de coleta e transporte dos resíduos. “A escola tem alunos de quase todas as comunidades do município. Assim, a gente consegue levar esse projeto para todo o município”, menciona o estudante, que se sente feliz em poder ajudar na preservação do meio ambiente.



32 visualizações

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon