Agrotóxicos e eletrônicos são coletados

Iniciativa possibilitou que mais de 4,7 mil embalagens e resíduos tivessem um destino

correto

O Departamento de Meio Ambiente e Saneamento Básico divulgou os resultados das campanhas de recolhimento de embalagens de agrotóxicos e de resíduos eletroeletrônicos realizadas em todas as comunidades do município.No caso dos agrotóxicos, houve diminuição na quantidade de recipientes coletados. Enquanto em 2013 foram recolhidas 5.855 embalagens, neste ano o número baixou para 4.501, uma redução de 23%.

A limpeza do material, porém, ainda não virou hábito entre todos os produtores rurais.

Apesar do trabalho intenso de conscientização quanto à necessidade da tríplice lavagem, 633 recipientes foram levadas aos 39 pontos de coleta ainda contaminados.Conforme a bióloga Dalila Welter, o descarte incorreto dessas substâncias na natureza pode afetar a saúde humana, a fauna e a vegetação, além de causar graves contaminações no solo, água e ar, que são recursos essenciais à qualidade de vida da população.

A campanha foi organizada pela administração municipal, com apoio da Fundação Pró Rio Taquari e Tritec, nos dias 28 e 29 de abril.Quanto aos resíduos eletroeletrônicos, foi registrado aumento no número de equipamentos recolhidos – 1,2 mil quilos neste ano ante uma tonelada em novembro de 2013. No total, 204 materiais foram coletados em 11 pontos espalhados pelo município.

Destaque para aparelhos de celular (41 unidades), monitores de computador (23) e teclados de computador (21).A empresa Moraes & Maia, de Lajeado, levou o material para posterior triagem, manufatura reversa, classificação, armazenamento e destinação adequada.

A campanha ocorreu de 21 de abril a 2 de maio. De acordo com a bióloga, o desafio é implantar, de fato, a logística reversa dos lixos sólidos e buscar cadeias produtivas mais sustentáveis e responsáveis.

Foto Rafael Simonis

No caso dos agrotóxicos, houve redução no número de recipientes, mas falta de lavagem ainda preocupa