Agricultores devem fazer a declaração do rebanho

Santa Clara do Sul – A Secretaria Municipal da Agricultura informa que todos os produtores que tiverem animais em sua propriedade devem fazer a declaração anual do rebanho. No caso de bovinos e bubalinos, é necessária a lista com a quantidade exata de animais existentes, bem como a sua idade e o sexo. A declaração também é exigida dos criadores de caprinos, equinos, suínos e aves, sejam eles integrados de empresas ou independentes.

A declaração anual de rebanho é obrigatória uma vez a cada ano, sendo uma forma de possibilitar um levantamento do perfil agropecuário no estado. Quem não a fizer, além de ficar com pendência junto ao serviço oficial veterinário, está sujeito à multa. A declaração pode ser feita no Posto Veterinário localizado na Secretaria da Agricultura. São necessários os documentos de CPF e RG do titular e a relação completa de todos os animais na propriedade.

O agricultor também pode atualizar os saldos de nascimentos, mortes e baixas de animais para consumo próprio. O prazo se encerra no dia 30 de abril. Mais informações sobre a declaração anual de rebanho podem ser obtidas pelo fone (51) 3782-2265 ou diretamente na Secretaria da Agricultura, que está situada no Centro Administrativo.

Viagem à Expoagro Afubra

A Secretaria Municipal da Agricultura também comunica que estão abertas as inscrições para a viagem à Expoagro Afubra, que ocorrerá no dia 25 de março. Os interessados podem confirmar presença até 23 de março. A inscrição é gratuita.

Foto Rafael Simonis

Prazo para os produtores fazerem a declaração do rebanho se estende até 30 de abril