Agricultores de Santa Clara do Sul participam de curso sobre boas práticas na aplicação de defensivos
- imprensa
- 24 de set.
- 1 min de leitura
Nesta quarta-feira (24), agricultores de Santa Clara do Sul iniciaram o Curso de Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Defensivos, promovido pela Emater/RS-Ascar. A capacitação, conduzida pelos técnicos Fábio Belerini e Guilherme Kunde Miritz e organizada pela equipe local da Emater, Sandra Rieth e Marco Bender, integra o Projeto Estadual de Inspeção Técnica de Pulverização Agrícola – Inspeciona-RS.
A capacitação atende à Instrução Normativa Estadual nº 13/2022, que tornará obrigatória a partir de 2026 a comprovação de participação no curso para a compra de herbicidas hormonais.
Além das aulas teóricas e práticas, o projeto prevê a inspeção de pulverizadores nas propriedades. O agricultor agenda a vistoria na Emater local e recebe relatório técnico com recomendações para maior segurança e eficiência da aplicação.
Projeto Inspeciona-RS
Com carga horária de 16 horas, o curso faz parte de uma iniciativa lançada há seis anos pela Emater em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). O objetivo é treinar produtores em boas práticas agrícolas, promover a inspeção de pulverizadores e emitir relatórios técnicos sobre a condição de uso dos equipamentos. No Vale do Taquari, cerca de 300 produtores já foram certificados em 2025. O curso em Santa Clara do Sul encerra o calendário deste ano.




Comentários