3ª Copa Cidade das Flores de Futebol Infantil movimentará a cidade durante oito dias

Uma das principais competições de base do sul do país volta a mobilizar o município de 16 a 23 de janeiro de 2015. Em sua terceira edição, a Copa Cidade das Flores de Futebol Infantil deve reunir em torno de 1,6 mil crianças e adolescentes de 12 a 17 anos oriundos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de países vizinhos. A realização é da Prefeitura de Santa Clara do Sul e do Planeta Bola Eventos.

Os atletas estarão acompanhados por cerca de 400 dirigentes  a maioria sendo professores de Educação Física e treinadores de futebol  e por familiares. Ainda é aguardado um público espectador estimado em cinco mil pessoas, formado por turistas e moradores das localidades onde ocorrerão os jogos.

Está prevista a participação da equipe uruguaia Juventude de Canelones com duas categorias. Caso confirme presença, será a primeira vez que um time estrangeiro disputará uma competição em Santa Clara do Sul.

Neste mês começaram as reuniões com os responsáveis pelas sedes esportivas e pelos alojamentos, com as equipes de cozinha e de limpeza, além das demais pessoas que atuarão nos bastidores para garantir a realização do evento, que mobiliza toda cidade, desde os atletas que disputarão as partidas até os funcionários da administração municipal, entidades, equipes de trabalho e público que assistirá aos jogos.

Segundo o coordenador municipal de Esportes, Mauro Heinen, a Copa Cidade das Flores de Futebol Infantil se tornou uma marca da cidade de tal maneira que consta no Calendário Municipal de Eventos. A cada ano, a população aguarda ansiosa pelo seu início. Por ser realizado no período de férias escolares e férias de muitos trabalhadores, o evento serve, ainda, como uma opção de lazer para as famílias que visitam nossa cidade, assim como ao público local. Heinen destaca que além de um estímulo ao esporte, a copa serve de vitrine para jovens atletas.

Um dos principais objetivos da competição é a integração esportiva, cultural e social de jovens atletas, muitos deles em situação de risco e vulnerabilidade social, além de professores e familiares vindos de diversas localidades do sul do Brasil, países vizinhos e comunidade local.

A segunda edição da copa, disputada em 2014 em parceria com a Fundação de Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul (Fundergs), foi considerada um sucesso na avaliação realizada após o evento com equipes (atletas, professores e pais), apoiadores e população de Santa Clara do Sul. A competição também movimentou o comércio local, que em alguns casos teve um acréscimo de 15% nas vendas de produtos, sobretudo nas áreas gastronômica e de material esportivo. Além disso, muitos empregos temporários foram gerados.

Na ocasião, o município recebeu 66 equipes e cerca de 1,3 mil atletas vindos de diversas partes do estado e do sul do país. Foram disputados 137 jogos e marcados 491 gols. O evento atraiu um público estimado em 4 mil pessoas.

Cronograma da competição

Dia 16/01/2015  Chegada e desfile das equipes e abertura oficial da competição; Dia 17/01/2015  Início dos jogos  1ª rodada da primeira fase; Dia 18/01/2015  2ª rodada da primeira fase; Dia 19/01/2015  3ª rodada da primeira fase; Dia 20/01/2015  4ª rodada da primeira fase; Dia 21/01/2015  Início da segunda fase, quartas-de-final; Dia 22/01/2015  Início da terceira fase, semifinais; Dia 23/01/2015  Finais de todas as categorias.

Como funciona a competição

O evento será composto por seis categorias: 2002, 2001, 2000, 1999, 1998 e 1997. As equipes serão distribuídas dentro de suas respectivas categorias, sendo novamente divididas em chaves, nas quais se classificam para as quartas-de-final as oito melhores. Será feito um ranking dos times do 1º ao 8º lugar, cruzando em jogo único o 1º colocado com o 8º, o 2º contra o 7º, o 3º contra o 6º e o 4º contra o 5º colocado. Em caso de empate, haverá disputa de pênaltis. Da mesma forma, os semifinalistas se enfrentarão em um jogo único para ver quem fará a grande final do torneio.

Sedes das partidas

Campo 1  Santa Clara FC, no Centro: sediará seis rodadas, entre elas a abertura e a decisão. Campo 2  Clube Esportivo, 1,3 km do Centro: sediará cinco rodadas até a fase semifinal. Campo 3  EC Cruzeiro, de Nova Santa Cruz, 5 km do Centro: sediará quatro rodadas até as quartas-de-final. Campo 4  ASER Sampainho, 9 km do Centro: sediará quatro rodadas até as quartas-de-final. Campo 5  EC São José, de Nova Santa Cruz, 4 km do Centro: sediará de três a quatro rodadas até a fase classificatória. Campo 6  Sercha, de Chapadão, 12 km do Centro: sediará de três a quatro rodadas até a fase classificatória. Campo 7  EC Canarinho, 5 km do Centro: sediará de três a quatro rodadas até a fase classificatória.

Sexta-feira, dia 16 de janeiro:

7h às 12h  Chegada das delegações; 12h às 14h  Almoço; 15h  Congresso técnico; 17h  Abertura do evento no campo do Santa Clara FC; 18h  Jogo de abertura; 19h às 21h  Jantar.

Fotos Rafael Simonis

Terceira edição do evento está programada para 16 a 23 de janeiro de 2015

Prefeito Fabiano Immich (c) e coordenador municipal de Esportes, Mauro Heinen (e), com o representante do Planeta Bola Eventos, Rubens Dias

Reuniões para a organização do evento estão em ritmo acelerado