No decorrer das aulas foi questionado os alunos do terceiro ano A e B sobre: O que sabem sobre o porco espinho? Após a professora leu a descrição sobre o animal. Os alunos ficaram surpresos quando a professora leu que este animal possui mais de 30 mil espinhos e quando ameaçados, arrepiam os espinhos e os agitam e se desprendem facilmente, podendo atingir a pele do inimigo. Na sequência a professora pediu para os alunos lerem no livro didático, um enunciado de duas crianças que ficam irritadas e quais eram seus sentimentos. Dando continuidade os alunos relataram na roda de conversa o que os deixa irritados e o que fazem para se acalmar. Em seguida, trabalhou-se o poema Pedro vira porco - espinho abordando os objetivos de ler com autonomia, identificar o eu lírico do poema, reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, explorar rimas, sons e jogos de palavras. Também os alunos criaram estrofes contando o que pode transformá-los em um porco espinho e o que é capaz de fazer para que volte ao normal, essa atividade estimulou a escrita, a pensar e formar estrofes que rimasse com a palavra porco-espinho. Por fim, os alunos realizaram o desenho no PAINT ilustrando a fisionomia triste e feliz sendo o fechamento do poema Porco- espinho. Essa atividade provocou um estado de ludicidade, gerou risos e muito envolvimento, além de desenvolver a criatividade e coordenação motora. Professora Evanira.

