A consciência negra é, basicamente, o orgulho da cor da pele negra. A ideia foi extraída dos movimentos sociais que lutam contra o racismo e pela igualdade racial.
O Dia da Consciência Negra é também um dia de luta pela igualdade racial
"Consciência negra é um termo que ganhou notoriedade na década de 1970, no Brasil, em razão da luta de movimentos sociais que atuavam pela igualdade racial, como o Movimento Negro Unido. O termo é, ao mesmo tempo, uma referência e uma homenagem à cultura ancestral do povo de origem africana, que foi trazido à força e duramente escravizado por séculos no Brasil. É o símbolo da luta, da resistência e a consciência de que a negritude não é inferior e que o negro tem seu valor e seu lugar na sociedade."
O objetivo é trazer informação de qualidade sobre o povo Africano, valorizando e destacando as ações antirracistas e as influências culturais de matriz africana, além de mostrar a beleza das pessoas negras e todo o conhecimento promovido por elas.
Para enfrentar o preconceito racial é preciso começar o trabalho educativo desde criança, então os cartazes nas escolas também vão ser funcionais para dar visibilidade ao assunto.
Frases como “Diga NÃO ao preconceito”, “Estamos juntos pela Consciência Negra” ou “Por dentro, todos nós temos a mesma cor”. Reforçam para as crianças de que devemos respeitar todas as pessoas, e todas elas são inteligentes e capazes de fazer tudo o que quiserem.
Nesse sentido o 4º ano realizou vários estudos e produziu vários materiais abordando o assunto.
Professora Sirlete Hünemeier






