Santa Flor movimenta R$ 6 mi em negócios

Um dos destaques da sessão do Legislativo dessa quarta-feira, dia 9, foi a apresentação dos resultados da Santa Flor 2019 – Feira das Flores e da Agroecologia – realizada de 19 a 22 de setembro em Santa Clara do Sul.

Integrante da comissão organizadora, a vereadora Helena Herrmann fez um resumo sobre a prestação de contas divulgada recentemente, durante evento de confraternização no Clube Esportivo Santa Clara.

Conforme levantamento feito com os expositores, o evento movimentou mais de R$ 6 milhões em negócios realizados e prospectados. Só no espaço dos orgânicos e das agroindústrias foram comercializados em torno de R$ 144 mil em produtos. Quanto às flores, a estimativa é de que tenham sido vendidos mais de 20 mil vasos.

A feira somou uma receita de R$ 636.271,72 e uma despesa de R$ 628.143,77, gerando um saldo positivo de R$ 8.127,95, o qual foi depositado na conta da Associação Comercial e Industrial de Santa Clara do Sul (Acisc), realizadora do evento.

O investimento do governo municipal na feira, aprovado na Câmara, foi de R$ 220 mil. “Valor baixo se comparado aos resultados expressivos do evento, que gerou excelentes negócios e encantou a todos os presentes”, salientou a vereadora.

De acordo com a pesquisa de satisfação, mais de 93% dos expositores que responderam ao levantamento informaram que o evento atendeu ou superou as expectativas e 100% mostram interesse em participar da próxima edição.

Outro destaque, segundo a vereadora, foi a participação do Meu Copo Eco, que impediu o descarte de 20 mil copos plásticos na feira, contribuindo para a limpeza do evento e sustentabilidade ambiental, que foi um dos temas da edição deste ano.

Mais de 60 mil pessoas de 16 estados e 5 países, além do Brasil, visitaram Santa Clara do Sul nos quatro dias de feira, destacando a edição deste ano como o maior evento da história de Santa Clara do Sul.

O evento teve o patrocínio da Prefeitura de Santa Clara do Sul, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sicredi, Baldo SA, Banrisul Seja Vero, Lojas Benoit, Certel, STR Lajeado, Salva Craft Beer e Roalnet, além do apoio da Embrapa Clima Temperado de Pelotas e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

100% dos expositores mostram interesse em participar da próxima edição da feira