Professores organizam início das aulas

Ano letivo começa segunda-feira com melhorias nas escolas e readequação do plano de estudo

A Secretaria da Educação intensifica os preparativos para o retorno das aulas. Depois de participarem do treinamento oferecido pelo G8 na semana passada, na Faculdade La Salle, em Estrela, os 30 profissionais que atuam no Ensino Fundamental, entre diretores e professores, se reúnem desde segunda-feira, no Centro Administrativo, para planejar o começo do ano letivo e o método de trabalho ao longo de 2014.

Um dos destaques será o programa "Escola e Família de Mãos Dadas", que norteará as ações pedagógicas neste ano. Inclusive, os planos de estudo e os regimentos escolares serão readequados para abranger o projeto, cujo lançamento oficial à comunidade está previsto para 20 de março, quando o município completa 22 anos de emancipação político-administrativa. As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 24, com recepção aos 194 alunos que estudam no Ensino Fundamental.

Conforme o secretário de Educação, Gilmar Hermes, o programa é uma forma de desenvolver um espaço escolar participativo e dinâmico visando humanizar o ensino.

"Numa época em que o individualismo, a competição e o ter estão acima dos valores éticos e morais, precisamos rever nossos modelos de ensino para formar vencedores. E toda a população está conclamada a participar desse processo". Para ele, é necessário encontrar alternativas ao avanço tecnológico e às transformações política, econômica e cultural. Hoje, a rede municipal de ensino conta com um total de 80 professores.

Melhorias nas escolas

Os estudantes serão beneficiados com melhorias nos colégios, cujo investimento se aproxima a R$ 54 mil. Deste valor, R$ 8 mil provêm do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para acessibilidade e o restante está associado a recursos municipais.

Destaque para a reestruturação da parte elétrica e futura instalação de 13 aparelhos de ar condicionado na Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo, no centro da cidade, garantindo a climatização de todas as salas da creche.

Na Escola Willibaldo Both, de Alto Arroio Alegre, houve a pintura do assoalho, troca do piso dos corredores e reformas na arquibancada da quadra esportiva. A Escola Gustavo Seidel, de Sampainho, também recebeu reparos na estrutura.

Foto Rafael Simonis

Diretores, professores e equipe da Secretaria da Educação se reúnem desde segunda-feira no Centro Administrativo para planejar ano letivo