Produtores devem vacinar rebanho contra aftosa

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que habitualmente ocorria no mês de maio, neste ano será realizada de 16 de março a 14 de abril. A aplicação das doses é obrigatória para todos os bovinos e bubalinos das propriedades do município, tendo como objetivo proteger o rebanho gaúcho contra essa doença contagiosa e responsável por diversos prejuízos econômicos e sociais ao Estado.

As doses necessárias para a vacinação do rebanho devem ser compradas em casas agropecuárias credenciadas pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Depois, os produtores precisam comprovar a imunização no Posto Veterinário, situado no Departamento Municipal da Agricultura, por meio da Nota Fiscal de compra até o dia 22 de abril. Também deverão realizar a Declaração do Rebanho.

Aqueles que não comprovarem a vacinação serão autuados, conforme determinação do Decreto Estadual n° 52.434/15. Mais informações no Departamento Municipal da Agricultura ou pelo telefone (51) 3782-2265.

Aplicação das doses é obrigatória para todos os bovinos e bubalinos