Prefeito viaja a Portugal para compartilhar experiências sobre gestão pública

A convite da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Cezar Kohlrausch, viaja a Portugal neste sábado com o objetivo de compartilhar experiências sobre gestão municipal. O intercâmbio com o país lusitano é um reconhecimento aos municípios vencedores do prêmio MuniCiência, no qual Santa Clara do Sul conquistou o primeiro lugar em nível nacional em maio deste ano.

Também integram a missão a Portugal, que ocorrerá de 17 a 24 de novembro, prefeitos ou secretários dos outros quatro municípios finalistas do MuniCiência, além de representantes da União Europeia e do projeto UniverCidades, que custeará a viagem.

Em Portugal, Kohlrausch apresentará o programa Santa Clara Tem Valor, que atua sobre as áreas da economia, do aperfeiçoamento humano e da qualidade de vida local, visando ao aumento da receita e à oferta cada vez mais qualificada de obras e serviços à população. Além do reconhecimento nacional, a iniciativa de Santa Clara do Sul é vencedora do prêmio latino-americano de bom governo municipal, cuja premiação ocorreu em agosto deste ano, no Uruguai.

A comitiva também realizará visitas a cidades portuguesas e participará de atividades com o intuito de promover o intercâmbio de experiências inovadoras e exitosas que tenham contribuído para a melhoria da gestão pública tantos nos municípios brasileiros quanto portugueses.

Ainda será uma oportunidade de conhecer a organização das entidades municipalistas de Portugal e vislumbrar exemplos de modelos institucionais e parcerias entre universidades e municípios. Entre as cidades a serem visitadas em Portugal estão Faro, Cascais e Lisboa, onde a comitiva conhecerá o pólo local da Universidade de Coimbra.

Viagem a Portugal é um reconhecimento ao prêmio MuniCiência conquistado por Santa Clara em maio deste ano