Santa Clara do Sul implanta coleta seletiva de lixo

Atualizado: 16 de jun. de 2020

Com o objetivo de reduzir a quantidade de lixo produzido, incentivar o reaproveitamento e a reciclagem de materiais e auxiliar na preservação dos recursos naturais, Santa Clara do Sul passa a ter coleta seletiva de lixo desde o dia 8 de junho.

Este novo formato de recolhimento prevê a separação do lixo em orgânico (compostável), reciclável (seco) e rejeito (comum), sendo que os resíduos deverão ser colocados em sacos separados e depositados nos locais indicados apenas nos dias e horários de coleta.

De acordo com a coordenadora municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Daiana Bald, a implementação do programa de coleta seletiva demonstra a preocupação do governo municipal com a gestão dos resíduos sólidos, destinando-os de forma correta, contribuindo com a qualidade ambiental e prezando pela sustentabilidade.

Daiana informa que a administração municipal vai intensificar os trabalhos de divulgação e educação ambiental, a fim de orientar e estimular toda população a participar ativamente do programa e realizar a separação correta dos resíduos de acordo com suas características e destiná-los aos locais adequados.

Segundo a coordenadora, outro objetivo é incentivar a compostagem dos resíduos orgânicos nas casas. “Esse composto pode ser utilizado em hortas e jardins, diminuindo consideravelmente a quantidade de resíduos que são destinados ao aterro sanitário, aumentando sua vida útil e minimizando os impactos ambientais gerados pela ação.

O secretário municipal de Infraestrutura, Fabrício Eduardo Renner, enfatiza que o município está iniciando um processo de mudança de hábitos por meio da separação e, principalmente, da conscientização de que o cidadão é responsável pelos resíduos que gera em sua residência. As atuais lixeiras serão substituídas por contêineres para melhorar a armazenagem dos resíduos. “O sucesso do programa de coleta seletiva dependerá da participação, engajamento e empenho de toda comunidade, visando um município cada vez mais limpo, organizado, sustentável e feliz de se viver”, enfatiza.

Como funciona a coleta

Quem mora na zona urbana deve utilizar os contêineres só para depositar o lixo reciclável. Já os resíduos orgânico e rejeito deverão ser embalados em sacos ou sacolas plásticas e colocados na frente de casa nos dias de coleta, que será feita a partir das 7h.

Quem reside no interior deverá depositar o resíduo reciclável e o rejeito nos contêineres, enquanto o lixo orgânico poderá ser utilizado na horta ou para alimentar animais.

Roteiros de recolhimento

COMO SEPARAR OS RESÍDUOS EM CASA

Resíduo Reciclável (seco): jornais, papéis, revistas, papelão, cadernos, embalagens longa vida, tampas de garrafas, sacos e sacolas, garrafas PET, copos e potes descartáveis, plásticos e embalagens em geral, latas de aço, alumínio e embalagens metálicas em geral, isopor, copos, pratos e outros objetos de vidro, fotografias, espuma, acrílico, espelhos, cerâmica, porcelana, entre outros.

Resíduo Orgânico (compostável): restos de comida, cascas de legumes, frutas, cascas de ovos, erva mate, borra de café, sementes, restos de varrição da casa, podas de jardim, guardanapos de papel usados, entre outros.

OBS: Em vez de mandar o resíduo orgânico para a coleta, faça sua composteira em casa! A compostagem transforma os resíduos orgânicos em adubo que pode ser utilizado na horta, vasos de plantas e jardim. Maiores informações junto ao Departamento de Meio Ambiente e Saneamento Básico.

Resíduo Rejeito (comum): lenços, bitucas, cotonetes, papel higiênico, fraldas, absorventes, entre outros.

RESÍDUOS ESPECIAIS:

- Resíduos verdes: resíduos de podas, plantas, galhos e troncos. Depositar os resíduos em locais de fácil acesso para a coleta. Em caso de maiores volumes, agendar o recolhimento com o Departamento de Obras pelo Fone 3782-2277.

- Resíduos volumosos: móveis, sofás, colchões, camas, armários, entre outros. Se estiverem em bom estado, deverão ser encaminhados para doação, sendo que para maiores informações deverão entrar em contato com o Departamento de Assistência Social do Município, pelo Fone 3782-2284. Quando não for possível a doação, o proprietário deverá desmontar o móvel e reutilizar todos os materiais possíveis. Nos demais casos, agendar o recolhimento com o Departamento de Obras pelo Fone 3782-2277.

- Resíduos da construção civil: restos de concreto, tijolos, entulhos de metal, entre outros. Esses resíduos deverão ser destinados a empresas de Tele-entulho especializadas para o recolhimento, ficando sua contratação sob a responsabilidade dos proprietários/geradores.

- Lâmpadas: conforme sistema de Logística Reversa (Lei Federal n° 12.305/2010), os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes devem receber e dar o destino final adequado dos resíduos das lâmpadas. Então procure o local onde adquiriu o produto para fazer a devolução.

- Óleo de cozinha: armazene as sobras do óleo de cozinha em garrafas PET e leve até os pontos de coleta localizados nas Escolas, no Departamento de Obras e demais pontos disponibilizados pelo Município.

- Embalagens de agrotóxicos: as embalagens usadas de agrotóxicos devem ser tríplice lavadas e entregues na campanha anual de recolhimento, em parceria com a Fundação Pró-Rio Taquari, conforme calendário de divulgação.

- Pilhas e baterias: levar no ponto de coleta disponível no Supermercado STR durante todo o ano.

- Resíduos de saúde: sobras de medicamentos, frascos de remédios, seringas e outros materiais usados. Levar diretamente no Posto de Saúde Municipal durante todo o ano.

- Resíduos eletroeletrônicos: aparelhos de telefone, peças de computadores, impressoras, televisores, aparelhos de som, cabos, geladeiras, micro-ondas, fogões, batedeiras, liquidificadores, entre outros. Levar nos pontos de coleta disponíveis durante a campanha semestral que ocorre no Município, conforme calendário de divulgação.

1.575 visualizações0 comentário