top of page

Município desenvolve projeto de arborização urbana

Com o objetivo de ampliar as áreas verdes do município e proporcionar mais qualidade de vida à população, o governo municipal desenvolve um projeto de arborização urbana. Neste ano, os departamentos de Obras e de Meio Ambiente realizaram o plantio de 470 mudas de espécies arbóreas nas vias públicas do município.

Foram abrangidas as ruas Francisco José Allgaier, Guilherme Klein, Otmar Jacob Ely, Capitão Nicolau Klein, São Francisco Xavier, 2 de Novembro, Coronel José Diel, Sete de Setembro, 15 de Novembro, José Arthur Braun e 9 de Fevereiro, além das avenidas 28 de Maio e Emancipação. Nesses locais houve o plantio de várias espécies, como manacá-da-serra, escova-de-garrafa, sibipiruna, quaresmeira, álamo, cerejeira, pata-de-vaca, ingá, goiaba-serrana, ipê, guabiju, pitanga, liquidâmbar e araçá.

Na metade de dezembro, a Câmara de Vereadores aprovou o plano de arborização, cujo propósito é planejar e disciplinar o plantio, o manejo, a preservação e a expansão das árvores no centro da cidade.

O plano define normas e procedimentos a serem adotados pelo Poder Público, empreendedores e comunidade em geral. Além disso, foram estabelecidas as infrações relacionadas à arborização urbana, entre elas danificar e destruir árvores ou realizar poda sem autorização do órgão ambiental municipal, assim como impedir o crescimento ou a rebrota dos exemplares.

Para tanto, solicita-se o auxílio e a colaboração da comunidade no cuidado e atenção às mudas plantadas na cidade, tendo em vista que elas fazem parte do patrimônio público.

De acordo com a bióloga Dalila Welter, a arborização é um importante elemento natural nas cidades para estimular o desenvolvimento sustentável. “Contribui no microclima dos centros urbanos, na purificação do ar, no embelezamento da cidade, no amortecimento de ruídos, na atração e abrigo de fauna silvestre, na criação de corredores ecológicos, entre outros benefícios”.

Departamento de Obras plantou 470 mudas de espécies arbóreas nas vias públicas do município

177 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page