Município busca parceria com o estado para construir pista de passeio na ERS-413

A administração municipal tem uma audiência com o secretário estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, nesta quinta-feira, em Porto Alegre. A principal reivindicação é de que o estado seja parceiro no projeto de construção de 3,5 quilômetros de pista de caminhada na ERS-413, desde a rótula da Avenida Emancipação até a divisa com Lajeado.

Segundo o prefeito Fabiano Immich, o Executivo tem o interesse de realizar a obra, porém precisa da participação do estado. “A pista de passeio é uma necessidade para amenizar o risco de acidentes e levar mais segurança não apenas à comunidade local, mas a todos os usuários”. Entre as solicitações está o repasse de auxílio financeiro ou estrutural, tendo em vista que se trata de uma rodovia estadual.

Demanda antiga da comunidade, a obra mobiliza o prefeito desde 2013, quando assumiu o governo. Em julho do ano passado, inclusive, o assunto foi tema de reunião com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), oportunidade em que a administração municipal já havia sugerido uma parceria com o órgão estadual.

Em janeiro deste ano, o Daer encaminhou um ofício ao município no qual sugere a implantação de uma pista de passeio e não de um acostamento, como constava no projeto inicial formulado pelo Executivo. “Estamos dispostos a fazer a mudança e garantir que a obra seja concretizada, porém o estado tem que dar a sua contrapartida, porque a rodovia é de sua responsabilidade”, observa Immich.

Moradores e usuários da ERS-413 estão apreensivos devido à falta de espaço para caminhar e desrespeito de alguns motoristas, que excedem o limite de velocidade. É o caso de José Geraldo Weber, 73 anos, que mora à beira da rodovia, em São Bento, e convive com os problemas decorrentes da carência de uma pista de passeio. Segundo ele, é preciso que o estado se sensibilize e auxilie o município para que a obra saia do papel. “Só assim teremos mais segurança”, destaca Weber, que preside a Associação de Moradores da ERS-413 e quase foi atropelado por um veículo quando fazia sua caminhada matinal.

Conforme levantamento da Polícia Rodoviária Estadual de Cruzeiro do Sul, responsável por fiscalizar a rodovia, uma média de 2,6 mil veículos circula todos os dias pela ERS. No trecho situado em Santa Clara do Sul estão localizados vários empreendimentos, como frigorífico, mercado, agroindústria, madeireira, loja de materiais de construção, borracharia, campo de futebol sete e associação de moradores, os quais geram um movimento acentuado ao longo da semana e ampliam a necessidade de construção da pista de passeio.

Foto Rafael Simonis

Moradores de São Bento, como o aposentado José Geraldo Weber, se sentem inseguros ao caminhar na rodovia