Municípios do G8 estruturam programa de piscicultura

Vale do Taquari – O projeto que prevê a formatação de um programa de piscicultura por meio do Consórcio Público Intermunicipal para Assuntos Estratégicos (CIPAE G8) reuniu os prefeitos das cidades emancipadas de Lajeado nessa terça-feira, dia 4, nas dependências da Câmara de Vereadores de Sério.


A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) do estado cederá, por convênio, uma escavadeira hidráulica para a abertura de tanques em propriedades rurais que se enquadrarem nos critérios definidos pelo programa. Em contrapartida, os municípios destinarão operador de máquinas e os agricultores arcarão com os custos de combustível.


Um encontro realizado semana passada, no Centro Administrativo de Santa Clara do Sul, debateu assuntos relacionados ao tema, como licenciamento ambiental dos empreendimentos e a elaboração dos projetos técnicos, que será feita pela Emater com o acompanhamento das secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente de cada município. A reunião teve a participação de membros dos Executivos e de representantes dos escritórios da Emater que integram o G8.


O programa é uma das medidas encontradas pelas administrações municipais para diversificar a agricultura familiar. A iniciativa busca desenvolver a produção de pescado e incentivar a população a consumir tal alimento, tendo em vista a pouca oferta e procura no mercado regional.


Abertura de poços


A SDR também oferecerá uma máquina perfuratriz para a abertura de dois poços artesianos por cidade para beneficiar comunidades do interior afetadas com problemas de abastecimento de água potável. Ainda foram expostas as tratativas com a Emater para execução do Cadastro Ambiental Rural (CAR).


Contratação de veterinário


O Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) foi outro assunto abordado na reunião dessa terça-feira, em Sério. Discutiu-se a forma de contratação de um veterinário para inspecionar as agroindústrias dos municípios consorciados. Os prefeitos verificaram que a única maneira possível é uma das cidades destinar um profissional concursado para realizar as vistorias.


Nesta quinta-feira, dia 6, o presidente do G8, Fabiano Immich, o prefeito de Marques de Souza, Ricardo Kich e o veterinário de Marques de Souza visitam a Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária, em Porto Alegre, para tratar do assunto. O próximo encontro do G8 está previsto para 1º de setembro, em Cruzeiro do Sul.


Foto Djuly Mähler




Reunião mensal do G8 foi realizada nessa terça-feira, na Câmara de Vereadores de Sério

Foto Rafael Simonis



Programa de piscicultura também foi tema de encontro em Santa Clara do Sul


0 visualização

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon