Município inaugura novo prédio do CRAS

“Apenas a convivência e a inclusão conseguem fortalecer os vínculos e alterar as situações de vulnerabilidade social”. A frase da secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Helena Herrmann, durante o evento de inauguração do prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizado na sexta-feira, dia 19, sintetiza a importância do trabalho prestado por essa unidade à população santa-clarense. Atendimento que passa a ser oferecido em uma estrutura nova situada nos fundos da Escola Estadual Santa Clara, na Rua São Francisco Xavier.

Construído numa área de 660m² pertencente ao Executivo, o prédio custou R$ 318.286,00, dos quais R$ 55,5 mil foram investidos pela administração municipal. O imóvel tem mais de dez ambientes distribuídos nos 165m² de espaço físico, incluindo as salas de atendimento familiar, de coordenação/administração, multiuso e almoxarifado.

Helena agradeceu a todos que se esforçaram para que a construção do CRAS se concretizasse, sobretudo à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural, que cedeu funcionários para auxiliar no término da obra. Citou projetos desenvolvidos na unidade, como de atendimento à terceira idade, a pessoas com deficiência (PCD’s) e seus familiares, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) de Alto Arroio Alegre e Linha Serrana, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e ao grupo de esportes adaptados.

De acordo com a secretária, no momento de dificuldades e desafios interpostos pelo atual modelo econômico, os gestores públicos precisam ser ágeis e competentes para adotar estratégias que possibilitem receita para promover o desenvolvimento do município sem comprometer a qualidade de vida e o atendimento à população. “Fico muito feliz com essa inauguração, pois Santa Clara do Sul se torna um dos poucos municípios a ter prédio do CRAS”, salientou.

Desenvolvimento

Sérgio Schmidt, que representou a Assembleia Legislativa no evento, parabenizou a administração municipal por conseguir inaugurar obras mesmo em época de instabilidade financeira. “Quando entramos em Santa Clara, nos impressionamos com o crescimento da cidade. E um município só se desenvolve com uma boa administração. A maior obra de um prefeito é investir nas pessoas”, ressaltou.

Conforme o prefeito Fabiano Immich, Santa Clara do Sul passa a integrar o seleto grupo de cidades da região e do estado a eliminar os gastos com locação de imóveis. Todos os serviços municipais passam a ser prestados em prédios próprios. “Estamos entrando em casa própria, o que para nós é uma grande alegria. É preciso enaltecer o esforço da secretária Helena e de todos que trabalharam para garantir mais essa obra”, enfatizou.

Além do prédio do CRAS, Immich citou a recente reocupação da estrutura do antigo hospital e a inauguração da Escola Municipal Professor Sereno Afonso Heisler. “Em todos os locais do país se fala em crise, e ela chegou a Santa Clara também. Mas a crise se supera com trabalho, cuidando de cada centavo que nós temos”. Antes do descerramento da placa, o padre Zeno Graef deu a bênção à nova estrutura. Sob a coordenação de Franciele Schonardt, o CRAS atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Fotos Rafael Simonis