Município debate ações voltadas à cultura em outubro

A Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude convida a população a participar da 1ª Conferência Municipal da Cultura e do 1º Fórum Setorial de Cultura. O evento ocorre dia 10 de outubro, no Salão Paroquial, com início às 18h (credenciamento).

O propósito é apresentar a Lei do Sistema Municipal de Cultura e a Lei de criação do Conselho Municipal de Política Cultural. Esta legislação, que já foi analisada e aprovada na Câmara de Vereadores, colocará Santa Clara do Sul no rol dos municípios participantes do Sistema Estadual e do Sistema Nacional de Cultura.

A criação dessa legislação foi o primeiro passo para que o município possa apresentar propostas de projetos culturais, tanto no Estado como na União. A etapa seguinte é a realização da Conferência Municipal e do Fórum de Cultura, com a participação da sociedade e dos representantes setoriais de cultura, que indicarão os seus representantes no Conselho Municipal de Política Cultural.

A participação da sociedade é fundamental para planejar e fomentar as políticas públicas da cultura, considerando que, além da composição e posse do Conselho, deve ser construído o Plano Municipal de Cultura para o período 2020-2029.

18h – Credenciamento;

APRESENTAÇÃO CULTURAL;

19h – Abertura com participação do secretário municipal de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Mauro Antônio Heinen;

19h15min – Apresentação do Regimento Interno da Conferência e do Fórum;

19h30min – Apresentação, esclarecimento e apreciação da Lei de Criação do Sistema Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural;

20h15min – Reunião, por segmentos culturais, para discussão e votação das propostas de cada segmento ao Plano Municipal de Cultura. Definição e indicação dos representantes de cada segmento cultural, para a composição do Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC.

21h30min – Apresentação dos relatórios dos Setoriais à Assembleia. Votação e definição dos representantes da Sociedade Civil no CMPC.

Objetivo é fomentar as políticas públicas voltadas à área da cultura