Município conquista prêmio de gestão pública

O 18º Prêmio Gestor Público (PGP) realizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco-RS) e pela Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual (Afisvec-RS) divulgou nesta terça-feira, 5 de novembro, os projetos vencedores deste ano. A solenidade de entrega ocorreu no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa.

Santa Clara do Sul foi premiado por meio do Programa Santa Clara Mais Saudável, que estimula a produção e o consumo de alimentos orgânicos na comunidade. Participaram do evento o prefeito Paulo Kohlrausch; o secretário de Infraestrutura, Edson Mallmann; o coordenador de Relações Governamentais, Fabrício Renner e a coordenadora do programa, Daiana Bald. Neste ano 150 iniciativas de 77 municípios do Estado participaram da disputa.

De acordo com o prefeito, o resultado corrobora o trabalho feito na área da agroecologia, cuja iniciativa municipal tem gerado impactos importantes na comunidade. “O programa tem como objetivos principais garantir mais saúde à população por meio de uma alimentação saudável, conscientizar os consumidores sobre a importância de serem mais seletivos na hora de comprarem os produtos, oportunizar desenvolvimento econômico aos produtores e, consequentemente, ao município e estimular ações sustentáveis na nossa comunidade”, destaca.

Kohlrausch compartilha a conquista com a população, com os produtores de orgânicos e servidores públicos por acreditarem num mundo mais saudável e sustentável. Segundo ele, a comunidade de Santa Clara do Sul tem a produção de alimentos no DNA, o que ajudou a impulsionar o programa para que tivesse vários resultados importantes em apenas dois anos de atividades. “Quando vislumbramos esse projeto, também consideramos o crescimento desse mercado voltado à agroecologia. Mais do que uma tendência, a produção de orgânicos é uma realidade e um processo irreversível. Acreditamos na alimentação saudável e na sustentabilidade”, enfatiza.

Neste ano, o Prêmio Gestor Público ressaltou o tema Meio Ambiente: gestão consciente, município sustentável. O PGP é uma iniciativa de responsabilidade social do Sindifisco-RS e da Afisvec, entidades representativas da categoria dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do RS.

O programa em números

- 28 famílias participam do programa Santa Clara Mais Saudável;

- 17 produtores já receberam certificação orgânica;

- 60% da alimentação escolar na rede municipal é orgânica;

- 720 alunos são beneficiados com alimentação saudável;

- Feira de Agricultores Agroecologistas ocorre todo sábado de manhã.