Missa lembra os cem anos da igreja matriz

“Este templo foi erguido com muito esforço pelos antepassados, os quais merecem o nosso reconhecimento. As pedras, o concreto e o ferro são a base da sua construção. Porém, quem realmente sustenta o prédio são os fiéis. Afinal, é a comunidade a pedra viva dessa história”. A frase do bispo Dom Aloísio Dilli marcou a missa solene em comemoração ao centenário da Igreja Matriz São Francisco Xavier, realizada nessa quarta-feira, 12 de outubro, dia que também homenageou as crianças e a Nossa Senhora Aparecida.


Diante de centenas de religiosos, o bispo participou da celebração que lembrou a data histórica para a população santa-clarense ao lado do pároco local, Zeno Graef, sacerdotes, irmãs religiosas e ministros da Eucaristia. Passados cem anos da inauguração do templo atual, ocorrida em 1º de outubro de 1916, após três anos de construção, o trabalho dos voluntários da época ainda hoje chama a atenção de todos.


O presidente da Paróquia São Francisco Xavier, Charles Thomas, ressalta a rapidez com que o prédio foi concluído levando em conta que no período da construção o serviço era braçal e não havia a tecnologia de hoje. “Observemos a magnitude das paredes, os detalhes, a perfeição. A beleza das flores e dos gramados no entorno desse templo se resumiam a chão batido e restos de materiais de construção”.


Reformas


E para renovar a igreja visando à comemoração desse momento singular, a diretoria fez uma série de reformas no prédio a partir de 2014. Entre elas, a restauração dos altares laterais e do altar-mór, cujo trabalho foi realizado por Eclair Theves e Rosane Rambo Theves. As imagens dos santos, por sua vez, foram reparadas por Marilise Kaufmann. O altar principal da igreja é uma construção do irmão João Burlefinger, realizada em São Leopoldo e trazida por navio até Santarém, próximo à localidade de Mariante, Venâncio Aires, onde os santa-clarenses o buscaram com três carroças e diversas juntas de bois.


Gruta de Santa Clara


Além da bênção aos altares, outro destaque foi a inauguração da gruta de Santa Clara instalada na frente da igreja, a qual foi esculpida pelos artesãos Rodolfo e Sônia Zimmermann, de Arvorezinha. A imagem de pedra mármore foi doada pela senhora Lúcia Jung, com apoio da sua irmã Imelda. O prefeito Inácio Herrmann enalteceu a importância da Santa Clara que, além de ser a padroeira local, também dá nome ao município. “É preciso reverenciar os voluntários que na época uniram forças para construir o nosso templo, que é um dos cartões postais de Santa Clara do Sul. E parabenizar a todos que atuam em favor da nossa igreja”.


Depois da cerimônia religiosa, os fiéis se reuniram ao redor do templo e deram um abraço coletivo na igreja, simbolizando a relevância que o local tem para a comunidade santa-clarense e a gratidão do povo aos antepassados que lutaram para erguer o prédio que representa um marco histórico para Santa Clara do Sul. A programação ainda seguiu com almoço no Salão Paroquial e atividades alusivas ao Dia das Crianças.


Curiosidades


A cerimônia de inauguração do templo realizada em outubro de 1916 foi presidida pelo pároco de Lajeado, Emílio Reichmuth. Na época, 115 moradores trabalharam de forma voluntária para edificar o prédio. Dois construtores da Alemanha ajudaram na obra. A área total é de 759 metros quadrados. Sem contar as celebrações feitas antes da instalação da paróquia, em 1930, a igreja contabiliza 8.172 batizados, 2.504 casamentos e 6.562 crismados.


Fotos Rafael Simonis



Centenas de fiéis prestigiaram celebração em homenagem aos cem anos da Igreja São Francisco Xavier

Bispo ressaltou a importância da vida em comunidade e o trabalho dos voluntários que construíram o templo

Inauguração da gruta de Santa Clara instalada na frente da igreja, cuja imagem foi doada pela senhora Lúcia Jung

Abraço coletivo no templo simbolizou a gratidão aos antepassados que lutaram para erguer o prédio

Prefeito Inácio Herrmann parabenizou a todos os santa-clarenses pelo centenário da igreja

Igreja matriz é um dos principais cartões postais do município de Santa Clara do Sul

0 visualização

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon