Grupo visita a produção orgânica de Pedro Ernesto Denardin

Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre a agroecologia e fortalecer parcerias visando à realização da quarta edição da Santa Flor, que neste ano ocorre de 19 a 22 de setembro com destaque para a produção orgânica, um grupo de Santa Clara do Sul visitou a propriedade do narrador da Rádio Gaúcha, Pedro Ernesto Denardin, nessa segunda-feira, dia 1º.

Localizado na Lomba do Pinheiro, interior de Porto Alegre, o sítio do comunicador é uma das referências estaduais no cultivo de hortaliças orgânicas. Dos 14 hectares da propriedade, sete são dedicados à produção agroecológica. Entre os alimentos cultivados estão alface crespa, alface mimosa roxa, pimentão, couve-folha, rabanete, rúcula, espinafre e cenoura.

São mais de seis anos de produção e conhecimentos aplicados no setor. Os principais compradores são o grupo Zaffari, de Porto Alegre e a Languiru, de Teutônia. A propriedade é certificada pela Ecocert Brasil.

Denardin ressalta a iniciativa de Santa Clara do Sul de produzir alimentos saudáveis. Segundo ele, a agroecologia não é apenas uma tendência, mas sim uma realidade. “Agradeço pelo convite recebido do governo municipal em participar da Santa Flor em setembro. Fico feliz em ver que a produção orgânica tem trazido benefícios para o município”, salienta. O produtor destaca que vale a pena investir no setor. “Os orgânicos têm valor agregado. Com trabalho, os resultados aparecem”, frisa.

O prefeito Paulo Kohlrausch enaltece a importância de conhecer exemplos de empreendedores que estão se destacando no setor. “O Pedro já tem experiência na área e abastece mercados. É um modelo de produtor que deu certo no negócio”, menciona.

Além de visitar a propriedade, o grupo aproveitou para reforçar o convite ao comunicador para ser um dos palestrantes na Feira das Flores e da Agroecologia. “Neste ano o nosso evento será diferente. Além dos negócios, vamos debater a produção orgânica. Por isso, trouxemos alguns produtores que fazem parte da comissão organizadora da feira para ver como funciona uma propriedade que gera resultados”, comenta Kohlrausch.

Para o produtor Elson Allgayer, a visita ao sítio de Denardin permitiu conhecer pessoalmente o cultivo em grande escala e aprender novas técnicas de produção. “Sempre é relevante podermos trocar experiências, principalmente ver in loco a produção de um empreendedor do setor agroecológico”, enaltece.

De acordo com o produtor Marcelo Eckhardt, a visita foi importante porque evidenciou que o mercado para produtos orgânicos está em plena expansão. “Conhecendo a propriedade do Pedro percebemos que existe uma demanda por alimentos agroecológicos, o que mostra que podemos plantar em grande quantidade. Além disso, ficou nítido que nossa região é propícia para a produção orgânica, pois temos solos férteis e já sabemos muito sobre o assunto. Então, devemos arregaçar as mangas e correr atrás dos resultados”, observa.