top of page

Governo adota medidas de prevenção ao Coronavírus

Considerando o aumento de casos suspeitos do Coronavírus no país e no mundo e atendendo recomendação dos Governos Estadual e Federal, a Administração de Santa Clara do Sul está adotando medidas preventivas nas repartições públicas como forma de cuidar da saúde e bem-estar da população:

- Manter os ambientes bem arejados com ventilação natural;

- Evitar grandes aglomerações de pessoas em ambientes fechados;

- Estimular a higienização com água e sabonete líquido;

- Dispor de álcool gel para as pessoas higienizarem as mãos;

- Evitar o compartilhamento de copos e objetos de uso pessoal;

- Orientar as pessoas a cobrirem o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

Estas medidas também são importantes para prevenir o contágio e a proliferação de outras doenças, vírus e bactérias, principalmente no período de mudanças de temperatura (inverno) que se aproxima.

Idosos, imunossuprimidos, pacientes com doenças crônicas (doenças respiratórias prévias, diabéticos, hipertensos, cardiopatas) apresentam maior morbimortalidade associada à infecção. Nesses casos sugere-se procurar o serviço de saúde para avaliação.

IMPORTANTE: se a pessoa se considera um caso suspeito, a orientação é que já se isole o máximo possível, de preferência em casa, e não tenha contato com outras pessoas para evitar a contaminação. Ela NÃO deve ir à Unidade Básica de Saúde, Hospital e UPA, mas sim ligar para o telefone da Secretaria da Saúde (51 3782-2266) durante o horário de expediente ou para o serviço de plantão (51 99971-8595 ou 51 98918-6089). Neste momento o caso será avaliado e feitos os encaminhamentos, caso necessário.


SAIBA MAIS


O que é coronavírus?

O coronavírus é uma família de vírus comum, descoberta desde 1960, responsável por causar infecções respiratórias comuns. Existem diversos subtipos de coronavírus, sendo que o nCOV-2019 foi descoberto na China, em dezembro de 2019.


Como o coronavírus é transmitido?

A transmissão ocorre pelo ar, por gotículas ou aerossol de secreções de vias aéreas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.


Como é feito o tratamento do coronavírus?

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. O tratamento realizado é semelhante ao de uma infecção de vias aéreas, com medicações antitérmicas e analgésicas. Em casos mais graves, pode ser necessário internação hospitalar, de acordo com avaliação médica.


Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sinais e sintomas do Coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, podendo, em alguns casos, causar sintomas mais graves, de pneumonia e insuficiência respiratória. Os principais sintomas até o momento são febre, tosse e dificuldade para respirar.


Como o coronavírus (Covid-19) é transmitido?

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo (cerca de 2 metros), por meio de: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, toque ou aperto de mãos e objetos ou superfícies contaminadas.




855 visualizações0 comentário
bottom of page