Feira estimula a alimentação saudável

Várias atrações marcaram o primeiro ano de atividades da Feira de Agricultores Agroecologistas de Santa Clara do Sul. A comemoração ocorreu no dia 3 de agosto. Além da venda de produtos orgânicos, a feira teve oficina para as crianças com a Estação Semear, oficina de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s), erva-mate orgânica e sorteio de uma cesta. Outra atração foi a venda de flores, chás, temperos, artesanato e a participação da Liga Santa-clarense de Combate ao Câncer.

A coordenadora do programa Santa Clara Mais Saudável, Daiana Bald, ressalta que a feira é um local onde as pessoas podem comprar produtos frescos e de qualidade, oriundos de uma produção mais sustentável, diretamente dos agricultores. “Trata-se de um espaço de interação entre consumidores e produtores. As pessoas estão cada vez mais interessadas em saber a procedência dos alimentam que elas consomem”, enfatiza.

Para o secretário municipal de Infraestrutura, Edson Mallmann, a feira valoriza o trabalho realizado no município e fortalece o setor primário, importante para o desenvolvimento local. “Há uma preocupação com a sustentabilidade econômica e ambiental. Inclusive, várias famílias estão saindo do centro e voltando para o interior para cultivar alimentos orgânicos. E isso é muito gratificante”, salienta.

Segundo o prefeito Paulo Kohlrausch, além de ser um espaço para venda de produtos orgânicos, a feira resgata o espírito comunitário e ajuda a conscientizar quanto à importância do consumo de alimentos saudáveis e da valorização da agricultura local. “A partir do programa, a intenção é promover a saúde e a qualidade de vida da nossa comunidade, movimentando a nossa economia e respeitando o meio ambiente”, frisa.