Feira de alimentos saudáveis completa um ano com várias atrações neste sábado

Uma das referências do programa Santa Clara Mais Saudável, que incentiva a produção e o consumo de alimentos orgânicos no município, a Feira de Agricultores Agroecologistas completa o primeiro ano de atividades neste fim de semana. E para comemorar a data, uma série de atrações ocorrem sábado, 3 de agosto, das 8h30min às 12h, ao lado do ginásio de esportes.

Além da venda de produtos orgânicos, a feira terá oficina para as crianças com a Estação Semear, oficina de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s), erva-mate orgânica e sorteio de uma cesta. Também haverá a venda de flores, chás, tempero, artesanato e a participação da Liga Santa-clarense de Combate ao Câncer. Em caso de chuva, o evento será transferido.

Proprietária de uma agroindústria voltada à produção de geleias, conservas e compotas, Bárbara Thomas participa da feira vendendo geleias e sucos orgânicos. Ela acredita que para uma empresa se desenvolver, é fundamental expor seus produtos para ampliar a rede de contatos e a possibilidade de negócios. “Também vale destacar a oportunidade de integração e socialização que a feira nos proporciona”, comenta.

Caroline Schwengber Schubert é consumidora assídua da feira. “Trata-se de um espaço que veio para somar na nossa qualidade de vida. A partir da feira conseguimos trazer para dentro de casa alimentos seguros para a nossa saúde, com variedade e equilíbrio, oferecidos pelos produtores locais”, observa. Entre os produtos mais consumidos pela família estão morangos, alface, cenoura, laranjas, biscoitos caseiros, schimier colonial e sucos.

A coordenadora do programa Santa Clara Mais Saudável, Daiana Bald, ressalta que a feira é um local onde as pessoas podem comprar produtos frescos e de qualidade, oriundos de uma produção mais sustentável, diretamente dos agricultores. “A feira é um espaço de interação entre consumidores e produtores. As pessoas estão cada vez mais interessadas em saber a procedência dos alimentam que elas consomem”, enfatiza.

Para o secretário municipal de Infraestrutura, Edson Mallmann, a feira valoriza o trabalho realizado no município e fortalece o setor primário, importante para o desenvolvimento local. “Há uma preocupação com a sustentabilidade econômica e ambiental. Inclusive, várias famílias estão saindo do centro e voltando para o interior para cultivar alimentos orgânicos. E isso é muito gratificante”, salienta.

Segundo o prefeito Paulo Kohlrausch, além de ser um espaço para venda de produtos orgânicos, a feira resgata o espírito comunitário e ajuda a conscientizar quanto à importância do consumo de alimentos saudáveis e da valorização da agricultura local. “A partir do programa, a intenção é promover a saúde e a qualidade de vida da nossa comunidade, movimentando a nossa economia e respeitando o meio ambiente”, frisa.


Feira inaugurada no dia 4 de agosto de 2018 oportuniza alimentos saudáveis diretamente do produtor rural

0 visualização

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon