“Dia D” de vacinação contra gripe é sábado

A Secretaria Municipal da Saúde programou para este sábado, dia 13, o “Dia D” de vacinação contra a gripe. O Posto de Saúde funcionará das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. De segunda a sexta-feira, por sua vez, a aplicação é feita das 8h30min às 12h e das 13h às 17h30min.

São imunizados idosos acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, gestantes, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores e puérperas de até 45 dias. Neste ano, a meta é vacinar em torno de 1,6 mil pessoas do município durante a campanha, que se estende até 26 de maio.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (H1N1; influenza A e influenza B), reduzindo as complicações que induzem a casos graves da doença, evoluindo para internações ou até mesmo óbitos. A vacinação também será realizada nos grupos de saúde nas comunidades, em pessoas acamadas e dependentes por meio de visitas da equipe de saúde da família.