Daer aprova projeto de construção da pista de passeio às margens da ERS-413

O Executivo recebeu autorização do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para construir a pista de passeio às margens da ERS-413. A aprovação do projeto da obra elaborado pelo município ocorreu nessa quarta-feira, dia 2, pelo diretor de Operação Rodoviária do órgão estadual, Rogério Brasil Uberti.

Realizado em Porto Alegre, o encontro teve a participação do prefeito Fabiano Immich; do secretário de Administração e Planejamento, Eduardo Johann; do engenheiro Samir Battisti; do superintendente do Daer em Lajeado, Luciano Faustino da Silva e do assessor da Casa Civil, Fabrício Renner, que intermediou a reunião.

Ficou definido que a administração municipal construirá a pista e o Daer será responsável pela sinalização, tanto da obra como da pista no momento em que ela estiver concluída, e também pela pintura do local. Agora o município se reunirá com a comunidade beneficiada para detalhar o projeto. O encontro ocorrerá no dia 14 de dezembro, na sede da Associação de Moradores da ERS-413, com início às 20h30min.

De acordo com o secretário Eduardo Johann, o projeto prevê a colocação de uma estrutura de passeio à base de concreto, oito a dez centímetros acima do nível do asfalto, para dar maior segurança aos pedestres. Também haverá a instalação de meio-fio, valas laterais e drenagem, totalizando uma largura superior a três metros. A pista de passeio, por sua vez, terá 1m50cm de largura e será construída em etapas no trecho de 3,5 quilômetros entre a rótula da Avenida Emancipação e a divisa com Lajeado.

A obra mobiliza o Executivo há anos. Segundo o prefeito Fabiano Immich, tanto os moradores de São Bento como os demais usuários da rodovia, sobretudo os pedestres, aguardam esse investimento com ansiedade para terem uma maior segurança no local.

“Trata-se de mais uma promessa de campanha que será concretizada pelo governo municipal. Depois de vários contatos e reuniões com o Daer, conseguimos a aprovação do projeto que será um marco para São Bento”.

Hoje existe uma circulação diária de 2,6 mil veículos na ERS-413, conforme levantamento da Polícia Rodoviária Estadual de Cruzeiro do Sul, responsável por fiscalizar a rodovia, o que corrobora a importância da obra.

Vereadores repercutem obra

Na sessão do Legislativo realizada nessa quarta-feira, dia 2, os vereadores se manifestaram sobre a liberação do projeto de construção da pista de passeio. Henrique Goettens (PMDB) anunciou a aprovação por parte do Daer em primeira mão. “A partir de agora o município está apto a realizar a obra. Como a pista será feita com recursos próprios, a construção ocorrerá em etapas. Vale ressaltar o trabalho do Fabrício Renner, que intermediou o encontro com o Daer. É preciso elogiar a nossa administração pelas obras que estão a todo vapor”.

Valdir König (PTB) mencionou o esforço do prefeito para viabilizar a obra. “Foram necessárias várias viagens a Porto Alegre, além de muita insistência, até conseguir a liberação do projeto. Embora seja de competência do estado, o município fará a pista conforme a sua dotação orçamentária”.

Outro vereador que destacou a aprovação do projeto foi Edson Mallmann (PTB). Segundo ele, mesmo assumindo uma obra que é de responsabilidade do Daer, o município praticamente teve que implorar para receber a autorização. “O Executivo tem bons olhos para a comunidade de São Bento e fará o serviço”.

Verba de R$ 195 mil à saúde

Goettens também anunciou o repasse de mais uma verba do deputado Eliseu Padilha, hoje ministro federal, no valor de R$ 195 mil. O recurso é destinado à saúde, podendo ser aproveitado para a compra de veículo e de equipamentos que ajudem a modernizar a Unidade Básica de Saúde. “O Padilha é uma pessoa que tem se empenhado muito em favor do nosso município, assim como a secretária da Saúde, Iara Kohlrausch, que se esforçou para garantir a liberação dessa verba”.

Foto Rafael Simonis

Obra garantirá mais segurança aos moradores de São Bento e demais usuários da rodovia que liga Santa Clara do Sul a Lajeado

Foto Divulgação

Projeto elaborado pela administração municipal foi aprovado nessa quarta-feira, dia 2, na sede do Daer em Porto Alegre