Ações educativas mobilizam crianças durante a Semana do Meio Ambiente

Uma série de atividades educativas ocorre no município em comemoração à Semana do Meio Ambiente. O objetivo é despertar na comunidade a importância de cuidar do local em que vive.

A programação começou na segunda-feira, dia 3, quando alunos do 4º ano A da EMEF Professor Sereno Afonso Heisler realizaram a coleta de resíduos na rua Alberto Schabbach, entre o colégio e o Parque Multiesportivo Odilo Klein.

Na terça-feira, dia 4, estudantes das escolas Estadual Santa Clara, Frei Henrique de Coimbra e Gustavo Seidel fizeram o plantio de mudas nativas em área de preservação nas suas respectivas localidades.

Outra ação foi o pedágio na Avenida 28 de Maio com distribuição de folhetos educativos e mudas nativas nessa quarta-feira, no Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada por alunos do 4º ano das escolas Professor Sereno Afonso Heisler e Willibaldo Both, além de uma oficina de compostagem com alunos do 8º ano da Frei Henrique de Coimbra.

A estudante do 4º ano da Escola Willibaldo Both, Djenefer Selge, 9 anos, era uma das mais empolgadas com o pedágio educativo realizado em frente à Praça Irmã Chrysantha. “Achei muito legal essa atividade. Aprendemos um pouco mais sobre o meio ambiente”, destaca a aluna, que nesta semana também participou de trabalhos no seu colégio que mostraram a importância da preservação da natureza e os problemas causados pelo descarte inadequado do lixo no mundo.

Nesta quinta-feira, dia 6, o destaque fica por conta do espetáculo teatral “As aventuras de Fortúnio”, do grupo “A Turma do Dionísio”. E no último dia de programação, sexta-feira, 7 de junho, ocorre visita à empresa Calçados Beira Rio com as turmas do 5° ano da Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra para conhecer o processo industrial, reaproveitamento de materiais e destinação adequada dos resíduos.

A programação é uma realização da administração municipal, por meio do Departamento de Meio Ambiente e da Secretaria de Educação, com apoio da Emater e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).